28 Novembro 2020 - 10:00

Seduc encerra primeiro Ciclo Formativo do Alfabetizar pra Valer

Após meses de intensa preparação em torno da temática ‘Educação Infantil em tempos de pandemia à luz do Currículo de Sergipe", tendo como público-alvo coordenadores pedagógicos e técnicos responsáveis das secretarias municipais de educação, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), encerrou nesta sexta-feira, 27, em conferência online, o 1º Ciclo Formativo do programa Alfabetizar pra Valer. A capacitação foi composta de seis webinários, com proposta de Formação Continuada desenvolvida a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc (AVA), com certificação de 80h.

Fundamentada na perspectiva de replicagem do conteúdo entre os professores das redes municipais de ensino, o Ciclo Formativo trabalhou os seguintes módulos: A importância de manter os vínculos entre a escolas e as crianças da educação infantil; O papel da família na Educação Infantil; Educação Infantil: elaboração da rotina à luz do Currículo de Sergipe; O bem-estar emocional das crianças na pandemia; Educação Infantil: qualidade e a equidade; e Educação Infantil: práticas exitosas em debate. Ao todo, 66 municípios participaram da capacitação no AVA, com 91 cursistas. Já os webinários, transmitidos via YouTube da Educação Sergipe, registram até o momento mais de 13 mil visualizações.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o engajamento e a mobilização em torno da preparação permitem que o processo educacional se torne cada vez mais qualificado, mesmo diante desse período tão desafiador para a educação básica. Ele ainda assegura que as parcerias foram imprescindíveis para a consolidação dos trabalhos. “A Undime, por exemplo, tem uma contribuição extremamente expressiva por estabelecer esse contato direto da Seduc com os municípios, além de estreitar ainda mais a relação entre professores e técnicos das redes envolvidas", frisou o gestor.

Enfatizando também a parceria Estado e Municípios, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime), Thiago Carvalho, parabenizou a Seduc pela agenda formativa. “Trata-se de uma ação que trará muitos ganhos para as redes municipais de educação. O secretário Josué Modesto, juntamente com sua equipe, tem feito um excelente trabalho nessa perspectiva de trazer as prefeituras para dialogar e reiterar a premissa de que as redes municipais são uma extensão da rede estadual. Estamos trabalhando para iniciar o ano de 2021 com o menor prejuízo possivel”.

Durante a solenidade de encerramento, a diretora da Ascam, professora Andrea Dantas, fez uma retrospectiva de todo o percurso da formação, mostrando os objetivos, público participante, abrangência, que resultou na interação de professores de outros estados da federação, além de uma homenagem aos palestrantes, cursistas e professores das redes municipais. “A palavra é gratidão. Gratidão pelo esforço e dedicação de todos que participaram, os profissionais que estiveram mobilizados e que replicaram com muita maestria nossos webinários e formação. Procuramos deixar bem claro que esse ciclo é o primeiro de muitos que estão por vir. Já estamos viabilizando novas formações com palestrantes de renome nacional que irão elucidar temáticas acerca da terminalidade do ano letivo”, finalizou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯