25 Outubro 2021 - 21:36

Governo de Sergipe garantiu a mais de 13 mil usuários do SUS assistência através do Ambulatório de Retorno do Huse

Ascom/SES
Unidade é de extrema importância para o acompanhamento do paciente

Ter uma referência para seguimento do tratamento de um paciente cirúrgico ou clínico, assistido pelo Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) é uma das prioridades do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que não mede esforços quando o assunto é cuidar da saúde dos sergipanos. Esse apoio só é possível graças à continuidade da assistência que é dada pelo Ambulatório de Retorno e que, nos últimos dez meses, registrou cerca de 13.700 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para agendamentos de cirurgias ou consultas e triagens com especialistas.

A ortopedia é a especialidade mais procurada e por isso tem um leque que conta com os pós operatórios, triagem ortopédica, ortopedia pediátrica, ortopedia e triagem de mão, ortopedia oncológica seja ela a cirurgia, o raio x, a ressonância, além dessas, o serviço dispõe da cirurgia geral, cirurgia plástica, buco-maxilo, neurologia, neurocirurgia, clínica médica, nefrologia e vascular. Esse mês retornaram as especialidades da urologia e de cirurgia torácica.

O Ambulatório de Retorno é de extrema importância para o acompanhamento do paciente, mesmo depois do procedimento cirúrgico, além de oferecer qualidade e conforto no atendimento aos usuários como explica a enfermeira assistencial, Josenice Resende. “O Ambulatório de Retorno foi criado para atender a demanda que é muito grande. A unidade é bem estruturada e de grande importância para o usuário porque ele não fica “solto” na Rede Hospitalar e tem a continuidade do seu tratamento. Antes da sua existência, a rede não tinha como sustentar esses pacientes e eles retornavam ao hospital com um quadro de saúde mais agravado”, explicou.

O serviço possui estrutura completa que inclui consultórios, salas de enfermagem e setor de faturamento. A equipe de enfermagem tem o compromisso com o paciente e trabalha para oferecer um atendimento de qualidade e que não poupa esforços para humanizar o serviço. A equipe de trabalho é composta por cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e recepcionistas.

Josenice Resende destacou, também, que ao longo do tempo o Ambulatório só melhorou a sua estrutura. “Foi implantado os cuidados de enfermagem em que todos os procedimentos que são feitos com o paciente são registrados. Todos eles têm que ter uma evolução de enfermagem, além disso tivemos também a evolução do faturamento com a implantação do novo check list do faturamento, porque a gente tem muita demanda e procedimento e não estavam sendo computados como deveriam e acabavam se perdendo, hoje, o nosso arquivo está todo reestruturado. Tudo com muito trabalho e eficiência dos profissionais e da gestão”, pontuou.

O Ambulatório de Retorno contribui também com a diminuição da superlotação no Huse, o que reflete na rotatividade de leitos. Isso porque o paciente que ficava internado esperando a conclusão do tratamento, agora, tem o seu bem-estar levado em consideração. Ele recebe alta médica para continuar o tratamento em casa, com segurança técnica, entrando pelo ambulatório com data e hora marcada, tudo com muito conforto.

Atenção e acolhimento

O educador físico, João Luís Lima, 36, sofreu um acidente motociclístico e para a tristeza dele teve a tíbia fraturada. Ele recebeu toda a assistência no Huse e seu acompanhamento feito pelo Ambulatório de Retorno, um acolhimento que ele não imaginava encontrar. “Eu só tenho o que agradecer pelo atendimento recebido, desde o hospital até aqui no acompanhamento. Eu pensei que só seria internado, operado e pronto, mas quando recebi alta, recebi também atenção por parte da equipe para ter o meu acompanhamento especializado até o final do tratamento”, explicou.

A aposentada Maria de Lourdes Feitosa, 72, também recebeu a mesma atenção. Ela sofreu uma queda em casa enquanto fazia a lavagem do banheiro e fraturou o braço. O médico que a atendeu realizou todos os protocolos necessários para que a aposentada tivesse todo o acolhimento durante o seu tratamento. “Eu só tive anjos no meu caminho, graças a Deus estou me cuidando e vou ficar bem com tanto carinho recebido. Depois que o médico me liberar do gesso, vou fazer minha fisioterapia e não exagerar nos serviços de casa”, resssaltou a aposentada.

Funcionamento

O Ambulatório de Retorno funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para informações é 3234-3412.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯