23 Abril 2018 - 18:24

25 pacientes oncológicos já realizam tratamento no novo acelerador linear do Huse

Nos últimos quinze dias, após a inauguração do novo acelerador linear para o tratamento de radioterapia no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os pacientes continuam as sessões radioterápicas com qualidade e sem interrupções. A nova unidade já começa a ampliar paulatinamente o número de pacientes atendidos, além de ofertar maior assistência oncológica.

Do último dia 5 até esta sexta-feira, 20, já iniciaram o tratamento no novo acelerador linear 25 pacientes e outros 65 continuam o tratamento no equipamento que já existia no hospital. A previsão é de que o novo aparelho atinja a capacidade de cerca de 70 sessões por dia.

O novo acelerador linear, que integra o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde, é o sexto a ser colocado em funcionamento no país recentemente. “Esse equipamento é mais moderno e a gente consegue acelerar o tratamento dos pacientes porque ele vem com sistema multi-lâminas acopladas que vai acelerar a entrada do paciente para o tratamento, além de outros benefícios, como a proteção dos órgãos adjacentes e a aplicação de fato da tecnologia 3D para os pacientes”, ressaltou a física médica, Katiúcia Bonfim.

Quem faz o tratamento ou acompanha um familiar durante as sessões, sabe muito bem o que significa esse novo equipamento. “Foi a melhor obra dos últimos tempos. Com a saúde não se brinca e esse equipamento só está trazendo coisas boas e um tratamento sem interrupção para o meu pai que está com câncer de próstata e realiza as sessões toda semana aqui na Oncologia. Eu só tenho a agradecer por essa benção que veio na hora que a gente mais precisa”, ressaltou a professora Maria Lenilza Souza, que está acompanhando o pai em tratamento na radioterapia.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯