21 Novembro 2017 - 10:14

Rede Siconv capacita técnicos municipais em transferências voluntárias

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Rede Siconv, promoveu no laboratório do Tribunal de Contas do Estado - TCE o treinamento de técnicos de diversos municípios sergipanos no módulo de “Execução das Transferências Voluntarias” através do ambiente de exercício do Portal dos Convênios sob a instrução do Multiplicador Roberto Viana. A capacitação em transferências voluntárias aos técnico-servidores municipais ocorreu na última semana.

Durante o treinamento, os técnicos puderam exercitar todas as fases do sistema desde o registro dos processos de licitação, passando pela a inclusão de notas fiscais, até o pagamento por Ordem Bancaria de Transferências Voluntárias (OBTV). Foram apresentadas também as alterações entre as portarias 507/2011 (anterior) e 424/2016 (vigente), bem como o portal voltado a consulta e fiscalização dos Convênios e Contratos de Repasse firmados com o Governo Federal (www.transferenciasabertas.planejamento.gov.br).

Segundo o multiplicador Roberto Viana, essas capacitações são extremamente importantes aos órgãos municipais e estaduais, pois tem por objetivo melhorar a administração pública proporcionando mais benefícios à população através de uma gestão das transferências voluntárias mais transparentes, eficiente e eficaz.

De acordo com o diretor de Planejamento Estratégico do município de São Cristóvão, Willyam Correia, a capacitação promovida pela Seplag foi muito positiva. “A metodologia utilizada foi bastante prática, com isso, tive a oportunidade de aperfeiçoar meus conhecimentos sobre a etapa de execução de convênios/contratos de repasse, além de tirar dúvidas sobre casos reais aproveitando a ampla experiência do multiplicador Roberto Viana”, disse.

Na oportunidade, a engenheira civil do município de Itaporanga D’Ajuda, Maryflan Batista, agradeceu a Rede Siconv pelo curso ofertado e por ter acrescentado conhecimento no que se trata do aperfeiçoamento da ferramenta Siconv. “Foi um curso de enorme importância, pois nos ajudou e muito nos desafios diários, e foi lecionado da melhor forma possível”, comemorou.

Já a servidora do município de São Cristóvão, Ana Carla, destacou que a capacitação foi de muita importância para aperfeiçoar e aprender os passos para que as atividades sejam feitas com sucesso.

O coordenador Geral da Rede Siconv em Sergipe, Rodrigo Farias, explicou que o Siconv é o sistema de gestão de convênios e contrato de repasse de âmbito federal que usualmente serve como meio para promover a descentralização na gestão de recursos público federal aos entes públicos e/ou sem fins lucrativos. “Viabiliza uma melhora na administração pública e fortalece o caminho do qual algumas entidades podem pleitear recursos junto ao Governo Federal para execução de obras e ações”, frisou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯