21 Outubro 2017 - 10:30

Prova Brasil será aplicada no período de 23 de outubro a 3 de novembro

A Prova Brasil, que pela primeira vez vai ser aplicada nas turmas da 3ª série do Ensino Médio de forma censitária para a Rede Estadual e amostral ou por adesão na rede privada, será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. A data e as novas diretrizes do Sistema de Avaliação Educação Básica (Saeb) 2017 foram publicadas através da Portaria Ministerial Nº 447, de 24 e maio de 2017, do INEP.

A ampliação do público avaliado pelo Saeb, associada ao encerramento da divulgação do Enem por Escola, permitirão uma avaliação mais ajustada das instituições de ensino brasileiras. Com base nesse índice educacional e nas evidências trazidas por ele, as escolas e os sistemas poderão formular ou reformular suas políticas educacionais em uma busca constante pela melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

 O Inep lançou a Cartilha da Escola, com instruções para aplicação dos instrumentos. O documento visa informar aos diretores sobre as características da aplicação. Por meio de um passo-a-passo, a ideia é orientá-los sobre todas as etapas previstas: agendamento, chegada do aplicador na escola, aplicação dos instrumentos da avaliação e a pós-aplicação.

Em Sergipe participarão do Saeb 2017, 2.747 turmas compostas por 69.244 alunos, integrantes do 5°ano/4 ª série do EF; 9 ano/ 8ª série do EF e 3 série do EM. Nesse contexto estão envolvidos as redes públicas municipal, estadual , federal e rede particular por adesão.

Para que não haja nenhum infortúnio, a interlocutora do INEP na Secretaria de Estado da Educação, Joniely Cheyenne Moura Cruz informa que por se tratar de um processo sigiloso, em que todos os envolvidos assinam termo de sigilo, compromisso e confidencialidade, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo Ministério da Educação, proíbe terminantemente a entrada de pessoas nas escolas em que ocorrerão a aplicação da prova, para registro de qualquer tipo, em especial cobertura fotográfica das turmas e alunos no momento da aplicação.

Jonniely Cruz também explica que quaisquer informações extras, os envolvidos no processo, tanto da rede particular quanto da pública, deverão consultar à Coordenação Estadual de Logística do SAEB, através do telefone, 3194-3365 e 99959-1711.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯