21 Setembro 2021 - 22:30

Samu 192 Sergipe oferece o III Curso de Capacitação para formar motociclistas em atendimento de urgência

Flávia Pacheco
Serão três etapas que se encerram no dia 06 de outubro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Sergipe, de competência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira, 20, no auditório da Funesa, a formação para profissionais de Enfermagem do serviço, que têm interesse em compor ou estar habilitado as Equipes de Motolâncias. Serão três etapas que se encerram no dia 06 de outubro.

A seleção para fazer parte desse treinamento seguiu os pré-requisitos estabelecidos pela Portaria nº 2971/GM/MS, de 08 de dezembro de 2008, que normatizam o ingresso no serviço de motolância. Foram selecionados 10 profissionais como participantes, estiveram presentes como convidados dois militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e um profissional de Enfermagem vindo do estado da Bahia, totalizando 13 participantes.

“Esse é o terceiro curso de capacitação para condutores do serviço, a gente pretende incluir mais profissionais para um atendimento melhor e mais completo. A segunda fase será com o núcleo de atendimento, os profissionais irão lidar com pacientes traumáticos e com parada cardiorrespiratória. A terceira fase será com aqueles que passarem nas etapas anteriores, nesta etapa, atuarão em plantões acompanhados por instrutores e, após essas fases, serão avaliados para verificarmos se estarão aptos a compor a equipe da motolância”, explica Wesley dos Reis Costa, supervisor do Serviço de Motolância do Samu Sergipe.

O primeiro dia foi totalmente voltado para a compreensão teórica dos fundamentos necessários para o atendimento em motolância. Para Félix Araújo Dantas, um dos militares voluntários do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), essa formação é um momento de complementar as habilidades, tanto na operacionalização da motocicleta quanto em relação aos primeiros atendimentos a vítimas de acidentes. “A gente vai aprender um pouco da rotina e procedimentos de atendimento que o Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências do Samu faz hoje. Para nós é uma satisfação aprender, até porque nos deparamos, em nossas atividades com o Getam, com alguns acidentes, traumas e temos que fazer os procedimentos iniciais”, expressa o militar.

O militar afirma que durante os cinco anos de atuação no Getam, os cursos dos quais participou, foram direcionados para moto-patrulhamento, esse é o primeiro que participa com o foco em moto-resgate. “O Getam também realiza muitas intervenções no trânsito, muitas vezes, quando chegamos ao local ficamos um pouco perdidos em relação ao que fazer: se devemos isolar, se podemos mexer na pessoa ou não, se é recomendo tirar o capacete, se podemos dar água… Tudo isso devemos aprender neste curso. A gente pretende repassar para os nossos demais colegas o que aprendermos aqui”, afirma Félix.

Os dias seguintes desta primeira etapa (21/09 a 25/09) serão práticos e acontecerão em áreas da Orla de Atalaia. Entre os exercícios práticos, serão abordados treinamentos de técnicas de frenagem, de velocidade, de habilidades, entre outros. No penúltimo dia do Curso será realizada avaliação e no último dia, uma ‘off-road’ (atividade de treino que ocorre fora da estrada, da pista). Em ‘Off-road’ as manobras com a motocicleta são feitas em locais arenosos, como praias e dunas. O desfecho dessa etapa ocorre com o “batismo” daqueles que conseguiram avançar na formação, uma espécie de tradição de boas vindas que se encerra após um banho no mar.

Alexandre Esquivel, técnico de enfermagem no Samu na Bahia, veio exclusivamente para participar do curso. “É a primeira vez que saio do meu estado para uma formação como essa. Para mim, é um conhecimento totalmente diferente porque lá eu atuo na ambulância, aqui vamos atuar em dupla, com outro colega. Eu precisarei ser técnico de enfermagem e motociclista ao mesmo tempo, o que vai exigir novas habilidades”, explica Alexandre com entusiasmo. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯