19 Abril 2018 - 13:33

Festival de Artes Cênicas realiza oficina de capacitação em Simão Dias

Além dos trabalhos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na capital sergipana, o interior do estado também tem recebido a devida atenção quando se trata da realização de espetáculos e oficinas da quarta edição do Festival Sergipano de Artes Cênicas. Na última terça-feira, 17, o município de Simão Dias, localizado no agreste sergipano, recebeu uma das oficinas viabilizadas pelo festival. A atividade se estenderá até o sábado, 21.

A oficina denominada “O contato e a Improvisação como dispositivos acionadores de interações entre os sujeitos e os processos criativos” tem a proposta de utilizar a técnica “Contato-Improvisação” como dispositivo acionador de trocas entre o sujeito e todo o tipo de ambiente que ele interage. Essa técnica de movimento surgiu em 1972, dentro de uma proposta pós-modernista em dança.

O ministrante da oficina, Everton Nunes, ressalta a importância de interiorizar o Festival. “A oficina vem com essa proposta de criar uma troca entre os artistas e o ambiente em que vivem. E com essa dinâmica, conduzimos para um processo de criação cênica. Com isso, os grupos de teatro e dança poderão utilizar esses processos criativos para produzir seus espetáculos”, disse.

A diretora de cultura da cidade, Daiane Santana, afirma que trazer novos projetos para o interior faz com que haja a interação dos artistas da terra com o que é feito na capital. “Nós, de Simão Dias, agradecemos o trabalho da Secult em incentivar os nossos artistas por meio de oficinas como esta. É desta forma que conseguimos instigar as pessoas da cidade a participarem das atividades culturais”, destacou.

A dançarina Alba Coutinho reside no município de Simão Dias e tem experiência na Cia. de Dança Deborah Colker e participou de atividades com a bailarina Ana Botafogo. Alba fez questão de participar da oficina promovida pelo Festival e enfatizou que “a dança é uma forma muito interessante de se expressar e por este motivo, acredito ser essencial à participação desta arte na programação do Festival. Estou encantada com a oficina, pois, além de nos fazer interagir com o meio em que atuamos também nos incentiva a improvisar”, enfatizou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯