08 Julho 2020 - 09:54

Prefeitura divulga relação de selecionados no edital do programa Janela para as Artes

Divulgação
Iniciativa foi formatada para fomentar as cadeias produtivas de cultura

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), torna pública nesta terça-feira, 7, a relação dos artistas das áreas de Música, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Literatura e Audiovisual selecionados a partir do edital do programa Janela para as Artes, resultado de um investimento de 170 mil reais que contempla, nesse primeiro momento, 120 propostas culturais.

A iniciativa foi formatada para fomentar as cadeias produtivas de cultura na capital, de modo a reduzir os impactos causados pela pandemia de covid-19, gerando uma renda imprescindível para quem vive de arte na cidade.

"O projeto Janelas para as Artes cumpre essa finalidade social de levar um fomento no momento da pandemia às cadeias produtivas da cultura e também deixar esse registro em audiovisual da nossa produção cultural dessas quatro modalidades que incluem linguagens artísticas diferenciadas. Vai constituir uma espécie de coleção de nossa produção artístico-cultural, funcionando como uma espécie de Netflix da cultura local e que vai ficar disponível para todos os públicos em todos os lugares, servindo de material de apoio a projetos pedagógicos, didáticos, na educação, na pesquisa, ao próprio mercado da música. Os 120 trabalhos foram selecionados por edital e representam um investimento de 170 mil reais", afirma o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

Conforme o edital, os artistas puderam se inscrever como pessoa física ou através de pessoa jurídica de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, e devendo estar em pleno funcionamento e sediada na capital. Os interessados também puderam se inscrever em mais de uma categoria, embora fossem selecionados para apenas uma.

Ao todo, 250 artistas individuais e grupos se inscreveram no programa, dos quais 120 foram selecionados por meio de uma curadoria composta por servidores da Funcaju e profissionais com notório reconhecimento em cada área, respeitando os critérios destacados no edital.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯