06 Abril 2021 - 11:53

Unigel retoma produção de ureia em Sergipe

A Unigel Agro SE (antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados - Fafen) retomou a produção de ureia em Sergipe no último sábado (03), em fase de testes, estabelecendo um marco histórico para o Estado. A reativação acontece oito meses após a transmissão de posse da fábrica para a Proquigel e reinicia o ciclo interrompido em 2019, com a hibernação da unidade pela Petrobras. Desde então, o Governo de Sergipe vem empreendendo esforços na criação de condições estruturais e econômicas favoráveis para o desenvolvimento do projeto, em prol da geração de emprego e renda para a cadeia produtiva da região.

Ao longo da fase final de preparação para início da operação, mais de 1100 prestadores de serviços estiveram envolvidos nas atividades de manutenção da fábrica localizada no município de Laranjeiras. Com o início da operação, a expectativa é de que sejam oportunizados 350 empregos diretos e 400 indiretos, além daqueles gerados nas atividades afins, como as misturadoras de fertilizantes e transportadoras.

A fábrica possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 toneladas por dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio, também usado como fertilizante. Junto com a fábrica da Bahia, também hibernada em 2019 e que está em processo de reativação pelo grupo Unigel, a previsão é de que a produção torne possível suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados.

“A retomada da nossa querida Fafen, hoje Unigel Agro, é também fruto de um esforço ativo e constante da nossa equipe. Nos orgulha e satisfaz muito saber que o trabalho do Governo contribuiu para a volta à vida de uma indústria que começou nos anos 80 e que marca não só a história de Sergipe, mas também a trajetória pessoal de milhares de trabalhadores”, afirma o governador Belivaldo Chagas.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯