Skip to content

Adema inspeciona praias do litoral sergipano

Adema inspeciona praias do litoral sergipano

Em virtude do surgimento de manchas de óleo nas praias do litoral sergipano, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), continua realizando o monitoramento, a fim de vistoriar a qualidade de água. Nsta sexta-feira, 04, três equipes realizam inspeções e coletam amostras da água para a realização de análise e posteriormente atestar ou não a sua balneabilidade. Das três equipes, compostas por técnicos ambientais e laboratoristas, duas percorrerão o Litoral Sul, da praia da Coroa do Meio em Aracaju até a Praia do Saco em Estância e, outra fará o trecho do Litoral Norte, da Praia da Costa na Barra dos Coqueiros até o município de Pirambu.

A Adema vem acompanhando o monitoramento das praias juntamente com a Petrobras, a Marinha, Ibama, Prefeitura de Aracaju, Deso, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e Defesa Civil. Mesmo após análise técnica já realizada do material coletado nas praias nos últimos 15 dias, todas as 20 praias dos litorais Norte e Sul do estado até então estão aptas para banho.

O surgimento dessas substâncias oleosas nas praias nordestinas foi detectado desde a segunda-feira, 23, no litoral do Maranhão. Em seguida foram encontradas manchas similares na costa do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e desde ontem, 03, no litoral da Bahia, último estado a ser atingido.

Aqui em Sergipe, segundo informações do Ibama, são dez praias atingidas pelas manchas de óleo em cinco municípios: as praias do litoral de Pacatuba e Pirambu. Na Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova e a Praia da Costa. Na capital, Coroa do Meio, praia dos Artistas e Aruana. E em Estância, a praia do Abaís.

Além das praias, duas reservas ecológicas podem ser afetadas se as manchas avançarem: a Área de Especial Proteção Ambiental e Paisagem Natural Notável, na divisa de Aracaju e Barra dos Coqueiros e a Reserva Biológica de Santa Isabel, em Pirambu, onde o ICMbio desenvolve um projeto de preservação de tartarugas marinhas.

Até amanhã, a Adema vai emitir um laudo sobre as condições de balneabilidade das praias e quais as praias que estão aptas para o banho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também