03 Janeiro 2022 - 09:23

Prefeitura de Aracaju atua para garantir um trânsito mais seguro a pedestres e condutores

Sérgio Silva
Até o momento, as ações já atingiram cerca de 30.000 pessoas em toda a cidade

Por intermédio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Prefeitura de Aracaju realizou, durante o ano de 2021, um conjunto de ações educativas com o objetivo de despertar mudanças no comportamento dos cidadãos no trânsito, para que vidas sejam preservadas. Até o momento, as ações já atingiram cerca de 30.000 pessoas em toda a cidade.

Segundo o superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, as ações educativas servem para chamar a atenção da população e conscientizar acerca da necessidade da mudança de comportamento no trânsito para redução do número de acidentes. “Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro para todos”, frisa.

Esse trabalho educativo do órgão municipal de trânsito, realizado em escolas, empresas e vias públicas, é intensificado em algumas épocas do ano, como nos períodos de volta às aulas e nas campanhas anuais de conscientização.

A escolha do local para as ações de rua é feita considerando o fluxo de pessoas que circulam na região. Na terça-feira (21), por exemplo, a ação foi realizada na avenida Otoniel Dória, no Centro. “Por se tratar de uma região movimentada, não só de comerciantes, mas de pessoas que vêm até aqui fazer compras, é um local necessitado dessa ação da SMTT”, explica o coordenador da CET, Ricardo Ferreira.

O trabalho de conscientização deseja alcançar os condutores sobre o dever de respeitar a legislação e os próprios pedestres que também são orientados sobre a travessia correta na faixa. “Os pedestres ficam agradecidos e falam da nossa importância, os condutores a gente percebe uma mudança de comportamento.”, diz Renato Ferreira.

Além das escolas, o trabalho da CET também envolve a realização de palestras educativas nas unidades de saúde e empresas, bem como trabalhos nas faixas de pedestres de maior movimento da cidade.

Uma das ações educativas mais importantes realizadas anualmente pela SMTT é a campanha Maio Amarelo, a partir da qual as atividades de educação são reforçadas. Esse ano, o grupo Cones, um dos braços da Coordenadoria, criou a peça teatral “As aventuras da Nina”, a qual foi apresentada ao público infantil nos meses de setembro a outubro, em escolas das redes pública e privada.

Segundo evento mais importante do ano, no município, voltado à conscientização de condutores e pedestres é a Semana Nacional de Trânsito, que foi realizada entre os dias 17 e 24 de setembro.

Como resultado deste trabalho, até o mês de novembro, mais de 30 mil pessoas já haviam sido alcançadas nas 105 ações de rua, nas 18 palestras e nas 19 apresentações teatrais realizadas pela SMTT. Em dezembro, as ações continuam e são intensificadas em virtude das festividades de fim de ano.

O coordenador do grupo de Teatro da SMTT, Hiel Gomes, salienta que em datas festivas, como ocorre no fim do ano, há um aumento do número de acidentes, o que reforça a necessidade da intensificação do trabalho nessa época do ano. “Nos períodos festivos utilizamos o lúdico que o natal traz para inserir na nossa arte e se comunicar melhor com as pessoas”, diz.

“As ações são ótimas, ajudam a conscientizar as pessoas e isso é válido. Eu sou motorista e motoqueiro e vejo imprudência dos dois lados, tem desrespeito de motoristas para com o motoqueiro e vice versa”, ponderou o empresário Alisson Gleidson ao receber orientação das equipes de educação da SMTT durante uma ação de rua.

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯