14 Julho 2020 - 19:04

Mesmo com pandemia, número de homicídios em Penedo é igual ao mesmo período do ano anterior

Ilustração
De janeiro a junho de 2019 e 2020, doze pessoas foram assassinadas na cidade ribeirinha

O mundo vem passando por um momento delicado por conta da pandemia do novo coronavírus. Como se isso não bastasse, em muitas localidades o índice de casos violentos permanece o mesmo, ou tem crescido, apesar da proibição de aglomerações e da recomendação de se manter o isolamento social.

De acordo com os dados colhidos por nossa redação junto a Polícia Civil, no município de Penedo, situado no Baixo São Francisco alagoano, por exemplo, o número de crimes violentos letais intencionais, os homicídios, no primeiro semestre de 2020, é o mesmo registrado em igual do período do ano anterior.

De janeiro a junho de 2019 e 2020, doze pessoas foram assassinadas na cidade ribeirinha, conforme mostra tabela a seguir:

Vale destacar que em março, mês em que a pandemia do novo coronavírus ganhou força no Brasil, foi quando Penedo e outras cidades também começaram a aplicar medidas de fechamento de comércio e isolamento social. Nesse mês, com base nas informações da Polícia Civil, não houve homicídios em Penedo, assim como no mesmo período do ano anterior.

Para o delegado Gustavo Xavier, titular da Delegacia Regional de Penedo, ainda é cedo para se definir com exatidão as motivações para a prática desses homicídios em Penedo nesse momento de pandemia, mas as investigações apontam para a hipótese relacionada a disputa por poder entre grupos criminosos rivais, na grande maioria dos casos.

“O que temos notado é que esses assassinatos estão relacionados a disputas de poder, envolvendo execuções previamente planejadas e não conflitos cotidianos e ocasionais, como os decorrentes de briga em bar, por exemplo. O que nós podemos garantir é que estamos trabalhando e vamos pegar quem insiste em viver às margens da lei”, explicou.

por Redação

Comentários comentar agora ❯