19 Janeiro 2022 - 10:15

Unidade móvel estará em Penedo nesta quinta, 20, para captação de doadores de sangue

Ilustração
Doe sangue regularmente! Tem sempre alguém precisando de você

A partir das 9 horas desta quinta-feira, 20 de janeiro, a a unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará estacionada no pátio da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, para captação de doadores de sangue.

Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagem a menos de dois anos e ter entre 16 e 69 anos.

Além disso, quem teve gripe, só pode doar sangue após o mínimo de 15 dias do último sintoma. Para quem foi infectado pelo novo coronavírus o prazo é de 30 dias. Já quem recebeu a vacinação contra a covid-19 só pode doar após sete dias do recebimento da dose do imunizante.

Após a doação, o voluntário deve tomar bastante líquido, evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por, no mínimo, duas horas, não dirigir veículos de grande porte ou trabalhar em grandes altitudes, como andaimes, nem com grande pressão, como mergulho.

Doe sangue regularmente! Tem sempre alguém precisando de você. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas também um ato de vida e cidadania.
 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.