18 Setembro 2017 - 15:24

Reabertura de Theatro Sete de Setembro, em Penedo, impulsionará turismo na cidade

Kaio Fragoso
Espaço foi reinaugurado durante expedição do Governo de Alagoas Na Rota dos 200 anos

O primeiro teatro de Alagoas voltou a ser palco de grandes eventos. O Sete de Setembro, em Penedo, foi reinaugurado durante a expedição do Governo de Alagoas "Na Rota dos 200 anos", que percorreu as cidades ribeirinhas em comemoração ao bicentenário do Estado e em prol da preservação do Rio São Francisco.

O equipamento, projetado pela Prefeitura de Penedo, deverá impulsionar, significativamente, o segmento de turismo cultural e de eventos da região.

De acordo com o empresário Gustavo Lisboa, proprietário do restaurante Forte Maurício de Nassau, todo o comércio local esperava com bastante expectativa a reinauguração do espaço e a atração de turistas.

"As melhorias realizadas nos equipamentos de eventos da cidade é de suma importância para nós, do trade turístico. Já podemos contar com mais um espaço para alavancar o Turismo Cultural de Penedo, que ja é conhecida por eventos como o tradicional Circuito Penedo de Cinema. O comércio comemora mais essa conquista", ressaltou Gustavo Lisboa.

O empreendimento Forte Maurício de Nassau chega a receber 160 pessoas durante o período de alta temporada.

Além do Theatro Sete de Setembro, outras obras foram inauguradas recentemente em Penedo, como a Biblioteca Pública e a Marina, todas previstas pelo PAC.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Helder Lima, a reestruturação da cidade promove, além do resgate cultural, o desenvolvimento econômico da região.

"Penedo passa por uma revitalização enorme de todo seu Centro Histórico, se tornando uma das cidades mais atrativas da região Caminhos do São Francisco. Todas essas obras favorecem a potencialização da economia da cidade, capacitando o destino para receber grandes produções e impulsionando o setor do turismo, gerando emprego e renda para a população", ressaltou Helder Lima.

O teatro

Inaugurado há mais de 133 anos, o espaço é o mais antigo teatro de Alagoas. A casa de espetáculos foi projetada pelo arquiteto Luiz Lucarini, o mesmo responsável pelo prédio do Teatro Deodoro, em Maceió.

Orçada em R$ 4,5 milhões, a reestruturação do teatro durou um ano e meio e foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) dentro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, um projeto do Governo Federal.

Com térreo e mais três andares, o Sete de Setembro possui 300 lugares. Na reforma foram feitas melhorias na estrutura, equipamentos de luz, som e cenografia.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯