12 Maio 2021 - 17:01

Startup penedense de tecnologia PGS Medical recebe mais um reconhecimento internacional

Assessoria
South-South Galaxy é uma plataforma global de compartilhamento de experiências

A primeira startup público-privada do Brasil voltada aos cuidados de pacientes crônicos do Sistema Único de Saúde (SUS) acaba de receber mais um reconhecimento internacional. A plataforma PGS Medical, que integra saúde e tecnologia no atendimento de pacientes crônicos do SUS, foi agraciada pela South-South Galaxy, plataforma global de compartilhamento de conhecimento, cooperação e boas práticas mundiais.

O presidente da NAGIS/GOBOX, Wagner Marques, empresa parceira privada que desenvolveu a plataforma junto à prefeitura, explica que esse prêmio é mais um grande reconhecimento que fortalece o trabalho e mostra que saúde e tecnologia devem andar juntas, sempre buscando salvar vidas através de incentivo ao desenvolvimento e inovação.

“South-South Galaxy'' é uma organização Europeia, Sul-africana e com atuação nos Emirados Árabes. E tem também como grande parceiro o Fundo de Investimentos de Israel, que apoia projetos que lutam para reduzir a desigualdade social e trazer melhorias para comunidades carentes. Além de países que utilizam sistemas públicos de saúde. Isso se trata de reconhecimento gigantesco para uma startup que nasceu em Penedo e que tem resultados significativos”, explicou.

E Marques reforçou: “O Brasil é um celeiro de boas práticas e inovações utilizando tecnologias na Saúde”.

Em Penedo

A plataforma digital PGS Medical surgiu em Penedo, a partir da Lei da Inovação (Lei n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004; Decreto n° 9.283, de 7 de fevereiro de 2018). E atua oferecendo soluções para melhorar o atendimento no Sistema Público de Saúde. A startup é certificada pelo selo GovTech, da BrasilLAB.

Na histórica cidade o programa foi desenvolvido na administração do então prefeito Marcius Beltrão, sendo integrada ao Programa Redenção que acompanha hoje cerca de 5.600 pacientes crônicos (diabetes, hipertensão e obesidade descompensada (que estavam sem controle). Os assistidos recebem medicamentos em casa, acompanhamento médico, nutricional, fisioterapêutico e de saúde mental. Isso tudo sendo controlado pela plataforma PGS Medical, um software desenvolvido em Penedo a partir de uma parceria público privada.

Qualidade de vida com a plataforma

Com a utilização da plataforma PGS Medical houve economia, eficiência e assistência que mudou a vida dos pacientes crônicos. Além disso, houve redução de 90% no número de atendimentos dos assistidos em unidades de saúde, redução de 66% no número de internações, custos de saúde pública reduzidos, melhor percepção da qualidade de vida e melhoria dos indicadores de saúde dos pacientes. Isso tudo a partir de um software que ajuda no monitoramento, acompanhamento, prevenção e regulação dos pacientes.

“É um momento de muita alegria para a gente que trabalha a vida toda buscando o benefício da população. É muito gratificante colher os resultados de um trabalho em prol de pessoas que jamais iriam imaginar que o poder público iria estar ao seu lado. Todos estão de parabéns pelo reconhecimento e por mudar significativamente a vida dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemorou Marcius Beltrão, prefeito à época que acreditou na inovação e apoiou o desenvolvimento para criar a plataforma tecnológica PGS Medical. O gestor também implantou em Penedo o Programa Redenção.  

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯