28 Novembro 2021 - 08:00

Beneficiários podem acessar calendário de pagamentos e outras informações através de aplicativo

Secom
O aplicativo Auxílio Brasil substitui a antiga plataforma do Bolsa Família.

Como forma de ampliar o acesso do cidadão ao Auxílio Brasil, o Governo Federal disponibilizou aplicativo para que a população possa acessar informações de forma eficiente e mais rápida sobre o programa, que foi lançado na última quarta-feira (17/11).

O aplicativo Auxílio Brasil substitui a antiga plataforma do Bolsa Família. Quem já possui o antigo aplicativo pode atualizá-lo para a nova versão através da loja de aplicativos do celular. Para quem ainda não tem a ferramenta, ela está disponível para download em IOS e Android.

A plataforma permite consulta às parcelas e valores do benefício, receber mensagens e informações sobre o programa, além da possibilidade de consultar o calendário de pagamentos.

Como acessar
Após instalar o aplicativo no celular, basta abrir a plataforma e clicar em “Acessar”. É possível entrar na ferramenta de duas formas:

-Utilizando a senha do aplicativo Caixa Tem;

-Ou com a senha que já era usada no aplicativo do Bolsa Família, do FGTS, Trabalhador ou, ainda, a cadastrada no aplicativo Auxílio Brasil.

Caso não tenha senha de acesso é necessário fazer o cadastro. Confira o passo a passo e os critérios para a criação de senha aqui.

É importante que, antes de baixar o aplicativo em seu celular, o usuário verifique se o desenvolvedor do app é a Caixa Econômica Federal.

Outros canais
As famílias que recebiam o antigo Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem ou em conta Poupança Digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício por estes canais. Serviços como pagamento de boletos e contas de água e luz, transferência de valores, compras com cartão virtual e QR Code, além de saque sem cartão continuarão disponíveis. Além disso, o Caixa Tem trouxe uma novidade que é a consulta aos valores e parcelas do Auxílio Brasil.

Além de aplicativos, os beneficiários do Auxilio Brasil contam com outros canais para saque e consulta de informações: terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa Econômica Federal. São 4.267 agências e postos de atendimento, 27.206 terminais de autoatendimento, 13.393 casas lotéricas e 2.655 correspondentes bancários.

“No caso do Auxílio Brasil, vamos pagar tanto nas agências quanto da parte do Caixa Tem. As pessoas podem receber em qualquer um dos dois canais, seja digital, que temos 109 milhões de contas correntes, quanto nas agências, são ao redor de 4.200 pelo Brasil, além de 13 mil lotéricas”, ressaltou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Em novembro deste ano, o Auxílio Brasil será pago a 14,5 milhões de famílias. “O Auxílio Brasil é um fortalecimento da política de transferência de renda juntando vetores de transformação social. Esse novo programa chega fortalecido, inclusive tem uma quantidade maior de beneficiários e busca cada vez mais interligar políticas públicas”, ressaltou o ministro da Cidadania, João Roma, sobre o programa social que é destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Calendário de pagamentos
Na última terça-feira (23/11), o Auxílio Brasil será pago para os para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 5. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. Sábados e domingos não entram no calendário.

por Governo do Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.