05 Março 2021 - 15:40

Empresários de Penedo se reúnem para tratar de medidas sanitárias relacionadas ao enfrentamento do coronavírus

Divulgação
Reunião foi realizada de forma virtual

O Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas) participou de uma reunião com empresários locais para tratar de medidas sanitárias relacionadas ao enfrentamento do coronavírus, no mesmo dia em que o Governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou que todo o estado retornaria para a fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado.

De acordo com a presidente do sindicato, Ana Luiza Freire Soares, a reunião foi bastante proveitosa, pois possibilitou que os empresários pudessem colaborar, expondo suas ideias para que todos possam passar por esse momento difícil protegendo a vida de seus colabores e clientes, sem impactar a economia.

“Durante a reunião foram definidas ações necessárias para intensificar o combate ao coronavírus, com o menor impacto possível para as atividades econômicas de nosso município. O tema foi de relevante importância para toda a população de Penedo”, acrescentou Ana Luiza no perfil oficial do Sindilojas nas redes sociais.

Com a volta do estado à fase amarela, medida que entrou em vigor nesta sexta-feira, 05, para durar por sete dias, o comércio de Penedo deverá se adequar a algumas normas. Todas as lojas de ruas localizadas fora do Centro da cidade passam a funcionar a partir das 10h, fechando às 19h.

Já os estabelecimentos situados na Avenida Floriano Peixoto, Largo da Igreja São Gonçalo e toda área que compreende o comércio no Centro Histórico o horário será das 09h às 17 horas.

Os estabelecimentos comerciais devem disponibilizar álcool 70%, intensificar a limpeza nos ambientes a cada duas horas, sinalizar o piso para que os clientes percebam o respeito à distância mínima de 1,5m entre eles e a separação entre as estações de trabalho de, pelo menos, dois metros. Além disso, as recomendações gerais para o enfretamento da pandemia permanecem inalteradas, como uso obrigatório de máscara dentro dos locais de trabalho, assim como nas ruas.

Nesta sexta-feira, 05 de março, a Fecomércio divulgou uma nota oficial sobre a volta do estado para a fase amarela.

Confira nota na íntegra:

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) reconhece a importância das medidas anunciadas, em coletiva, nesta quinta-feira (4), pelo governador Renan Filho. A volta à fase amarela se faz necessária face ao momento de gravidade devido ao crescente número de casos de Covid-19, na capital e no interior.

Essa luta é coletiva. Autoridades públicas, empresários e consumidores, cada um precisa fazer a sua parte no enfrentamento à pandemia. O trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Estadual e sua Secretaria de Saúde têm garantido a Alagoas um lugar de referência no combate ao coronavírus e a Fecomércio AL reconhece isso.

A entidade volta a defender que a permanência do Comércio aberto também é importante para superarmos esse momento com o mínimo de consequências negativas possível. Não podemos esquecer que no período de março a junho de 2020, quando boa parte dos estabelecimentos alagoanos precisou fechar as suas portas temporariamente, mais de 3 mil empresas foram extintas e, só no primeiro semestre, o estado perdeu quase 30 mil empregos, destes, 5.751 no segmento de Comércio e Serviços, apenas em Maceió.

A Federação entende a necessidade de maiores restrições, com a redução da capacidade mínima permitida em bares, restaurantes, academias e igrejas, a redução nos horários de funcionamento de shoppings, lojas do Centro e demais lojas de rua e também de bares e restaurantes, assim como a proibição da realização de eventos. Essas medidas, que valem pelos próximos sete dias, são necessárias para frear o crescente número de mortes e infectados e evitar um colapso no sistema de saúde pública e privada.

São muitas famílias envolvidas, muitos empregos, muitas vidas. Em apoio às políticas públicas, à sociedade e aos empresários, a Fecomércio AL pede o engajamento de todos os alagoanos e, por meio da campanha #nãodeixeocomérciofechar, reforçaremos, com as recomendações preventivas de saúde, a importância dos cuidados anunciados desde o início da pandemia e da conscientização coletiva pelo bem de todos. A prevenção é a melhor solução!

Gilton Lima

Presidente da Fecomércio AL


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯