30 Junho 2022 - 18:04

Ibama capacita 35 novos instrutores de formação de Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Karyna Angel - Ibama
Iniciativa busca multiplicar conhecimento sobre manejo do fogo e conservação do meio ambiente

Brasília (29/06/2022) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), concluiu a formação de 35 instrutores de Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O curso, realizado entre os dias 13 e 28 de junho, em Cavalcante/GO, contou com a participação de servidores e colaboradores de instituições parceiras.

Aos alunos, foram aplicados conceitos relacionados à postura e ética profissional, técnicas e práticas de ensino, estratégias do Manejo Integrado do Fogo (MIF), além dos Testes de Aptidão Física (TAF) e de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). Cada módulo buscou ensinar como planejar e executar processos seletivos e de formação de novos brigadistas que atuarão nas atividades de manejo, prevenção e combate aos incêndios florestais, considerando critérios padronizados relacionados ao MIF e à didática.

A última capacitação ocorreu em 2011. Dessa forma, novos conceitos e práticas foram incorporados na dinâmica de atuação do Prevfogo - o que garantiu uma edição mais atualizada do curso. A previsão é que o treinamento seja ministrado a cada três anos para aumentar a capacidade de instrutores de formação de brigadas, fortalecendo a presença do Estado em áreas afetadas pelas queimadas.

Receberam certificados os alunos representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS); Brigada Voluntária de Cavalcante (Brivac) e Ministério do Meio Ambiente do Equador. Para a organização, o Ibama também contou com apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e com o auxílio de um instrutor da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

Prevfogo

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação, monitoramento e pesquisa.

por IBAMA

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.