26 Junho 2017 - 08:30

Semarh empossa membros dos comitês de bacia na terça-feira (27)

Assessoria
Posse dos membros dos comitês reforça os debates em defesa da preservação das bacias hidrográficas em Alagoas

Os novos membros das gestões dos Comitês de Bacia Hidrográficas de Alagoas serão empossados na terça-feira (27). A solenidade e capacitação acontecem no auditório da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), localizada no bairro de Jaraguá, a partir das 8h30.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela posse dos comitês, também organizou uma programação com mesa-redonda e palestra sobre a gestão dos recursos hídricos.

Serão empossados os representantes dos comitês da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM); do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Pratagy (CBH Pratagy); da Região Hidrográfica do São Miguel; e da região Hidrográfica do Coruripe. A eleição para composição do comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí ocorre no mês de julho.

Após o ato de posse, os membros terão debates acerca do tema ‘Gestão dos recursos hídricos no âmbito dos Comitês de Bacias Hidrográficas’, com mediação de Vladmir Caramori, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, e participações de Valmir Pedrosa, consultor da Semarh, e Gustavo Carvalho, superintendente da Semarh.

Outra mesa-redonda está prevista para ocorrer com as participações do promotor do Ministério Público Estadual, Alberto Fonseca; do engenheiro Alex Gama; e Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Segundo o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, os comitês representam mais um avanço na política hídrica desenvolvida pelo Governo de Alagoas. “Com a eleição e posse dos respectivos membros dos comitês, os debates se tornam ainda mais relevantes em defesa da preservação das bacias hidrográficas em Alagoas”, complementa.

Rios e cidades

Os municípios integrantes da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba são Atalaia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Satuba, com os rios Sumaúma, Estivas, Remédio e Riacho do Silva.

Em São Miguel integram o comitê os municípios de Anadia, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Maribondo, Roteiro, São Miguel dos Campos, Tanque D'arca, Taquarana e Teotônio Vilela, com os rios Poxim, Jequiá, Riacho Tabuada, São Miguel e Niquim.

A Região do Pratagy é formada pelas cidades são Barra de Santo Antônio, Flexeiras, Maceió, Messias, Murici, Paripueira e Rio Largo, com os rios Reginaldo, Jacarecica, Pratagy, Meirim e Sapucaí.

Já a Região Hidrográfica de Coruripe compreende as cidades de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Igaçi,, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios , Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Quebrangulo, Tanque D’Arca, Taquarana e Teotônio Vilela, com os rios Conduípe, Riacho da Barra, Coruripe e Adriana.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯