22 Janeiro 2022 - 08:34

IMA faz educação ambiental e fiscalização nas piscinas da Pajuçara, em Maceió

Reprodução
Na manhã dessa quinta-feira (20), técnicos conversaram com os usuários sobre problemas recorrentes

É verão e locais como as piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió, chamam a atenção bela beleza cênica, águas mornas e tranquilas. Os usuários são visitantes e barqueiros que aproveitam, especialmente os dias de maré baixa. Com essa perspectiva a equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) intensifica as ações de sensibilização para evitar danos à biota local.

Na manhã dessa quinta-feira (20), os técnicos das Gerências de Educação Ambiental e de Monitoramento e Fiscalização conversaram com os usuários sobre problemas recorrentes: os cuidados com os resíduos gerados, tanto da produção de alimentos como durante o consumo; a destinação do óleo usado em frituras; o fundeio das embarcações; o problema de alimentar os peixes.

Segundo Ayanna Araújo, “é importante que as pessoas saibam que dar ração atrai os peixes, mas esse não é um alimento que eles vão encontrar na natureza, então atrapalha porque eles não vão conseguir mais buscar o próprio alimento. A gente pede aos visitantes que evitem essa prática”.

Uma situação recorrente, geralmente abordada junto aos barqueiros, é a destinação correta do óleo utilizado nas frituras. A equipe conversou com as pessoas que se apresentaram como responsáveis por produzir os alimentos frescos. Os técnicos observaram o local de armazenamento e chamaram a atenção sobre o impacto que a destinação incorreta pode significar. Também se comprometeram em voltar a abordar o tema, em outra oportunidade, e fornecer a receita para transformar o óleo usado em sabão.

A atividade faz parte das ações do projeto Nossa Praia que acontecem em toda a costa alagoana com ações de sensibilização, mutirões de recolhimento dos resíduos deixados na areia das praias, instalação de placas com sacolas para lixo, exposições, jogos e brincadeiras paras crianças. O verão 2021/2022 é a sétima edição do projeto que já impactou milhares de pessoas.

por Assessoria/IMA

Comentários comentar agora ❯