21 Novembro 2019 - 15:22

Amostras de trechos de praias de AL indicam águas livres de contaminação

Amostras coletadas em oito diferentes pontos da costa alagoana pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e enviadas para um laboratório particular, indicam que os parâmetros analisados estão em conformidade com o que determina a legislação ambiental. As coletas aconteceram em trechos onde houve registro de aparecimento de manchas de óleo.

Conforme os laudos disponibilizados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), foi verificado que as concentrações de Benzeno, Etilbenzeno, Tolueno e Xileno estão dentro do Limite de Quantificação do método (LQ), que segue o parâmetro de 0,5µg/L. Ressalta-se que os resultados seguem a resolução Nº 357 de 17, de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As amostras foram coletadas em oito pontos diferentes da capital e dos litorais Norte e Sul do Estado, nos municípios de: Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Barra de São Miguel, Maceió, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.

Todas as coletas aconteceram nos dias 13 e 14 de novembro. Ao mesmo tempo, a equipe do IMA coletou amostras em 10 diferentes pontos para análise de PH, Salinidade e a presença da bactéria Escherichia coli. Já uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) coletou amostras de água, óleo, solo e peixe e estabeleceram o prazo de 10 dias para divulgação dos resultados preliminares.

Os resultados das análises feitas pelo laboratório particular indicam segurança de uso por parte dos banhistas. Todavia, em caso de avistamento de manchas de óleo, tanto nos pontos onde foram feitas as coletas como em quaisquer outros trechos de praia, a pessoa deve evitar o contato direto e avisar à prefeitura local para que sejam tomadas as devidas providências.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯