18 Outubro 2017 - 22:45

Sala de Alerta da Semarh apresenta palestra sobre avisos meteorológicos

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou da X Semana de Meteorologia promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento teve início no último dia 17 e segue até o dia 20 de outubro na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), no bairro de Jaraguá.

Os meteorologistas apresentaram, por meio de palestras, o funcionamento da Sala de Alerta em Alagoas. O coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, explicou de forma detalhada aos alunos e professores como é feita a emissão dos avisos meteorológicos em caso de chuva extrema e destacou também a respeito da previsão diária do tempo ao ressaltar a importância desse trabalho para o Estado.

“Nossos antecipados avisos de alerta puderam dar tempo para que as pessoas fossem retiradas das áreas de risco quando ocorreram as fortes chuvas em maio deste ano. Nosso trabalho de monitoramento é essencial para que Alagoas se prepare tanto para chuva quanto para a seca”, esclarece Pinho.

Em continuidade ao trabalho realizado pela Sala de Alerta, na manhã de terça-feira (17),o meteorologista Henrique Mendonça dissertou sobre deslizamentos de terra e os riscos de morar próximos a encostas. A meteorologista Isa Rezende palestrou sobre enchentes e inundações.

O monitor de secas também foi pontuado durante a palestra pela estudante em engenharia ambiental Magda Pereira, que compõe a Sala de Alerta e explicou como é feita a análise sobre cada nível de estiagem que o Nordeste apresenta.

Na ocasião, foi anunciado que pela primeira vez Alagoas receberá o Congresso Brasileiro de Meteorologia no ano de 2018. Além da Sala de Alerta da Semarh, estiveram presentes a Associação Brasileira de Meteorologia; a Associação Brasileira de Agrometeorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia. O evento tem continuidade até o dia 20 de outubro.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯