18 Maio 2022 - 19:09

Ibama acompanha transporte de peixes-bois-marinhos para cativeiro provisório no RN

Dilic/Ibama
Animais, que foram resgatados em uma praia da região, serão aclimatados antes da soltura

Natal (17/05/2022) - Por exigência do licenciamento ambiental federal, uma dupla de peixes-bois-marinhos, encontrados encalhados em uma praia no Rio Grande do Norte, foi transportada para um cativeiro provisório de aclimatação, onde deverá reaprender comportamentos naturais necessários antes do retorno à natureza. A ação, planejada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), foi acompanhada por analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com o apoio de entidades como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Guarda Municipal de Areia Branca (RN), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Organização Não Governamental (Ong) Aquasis.

Os animais, apelidados de “Zé” e “Gabriel”, foram resgatados ainda filhotes lactantes por equipe do PMP-BP. Atuante entre os estados de Rio Grande do Norte e Ceará desde 2009, o projeto é parte de condicionante do licenciamento ambiental para atividades de extração de petróleo e gás.

Os analistas do Ibama que acompanharam a translocação dos animais garantiram o adequado andamento dos trabalhos, como parte integrante de sua atividade relativa aos projetos executados como uma das condições para licenciamento. "A operação foi exaustivamente planejada e ensaiada para que tudo corresse bem, evitando riscos para os animais e para as equipes de tratadores e veterinários responsáveis pelo manejo", afirma André Favaretto, analista ambiental do Instituto. Um grupo de alunos de escolas públicas de Macau (RN) aguardou os animais em sua chegada no recinto provisório.

Após passarem por um longo e delicado processo de readaptação nas unidades veterinárias do PMP-BP em Areia Branca e Caucaia (CE), Zé e Gabriel ficarão agora entre seis meses a um ano no local destinado para a aclimatação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, localizada na praia Diogo Lopes, em Macau.

PMP-BP

O PMP-PB, mantido pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB/UERN), reabilita, Além de Zé e Gabriel, outros 30 peixes-boi-marinhos, que estão aos cuidados de equipes do projeto distribuídas entre o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Areia Branca (RN) e o Cras de Caucaia (CE). Todos esses animais serão encaminhados para recintos de aclimatação antes da soltura.

Peixe-boi-marinho

Os peixes-bois-marinhos são animais cativantes que, infelizmente, encontram-se sob risco severo de extinção no Brasil. Estima-se que a população atual desses animais na natureza esteja entre apenas 500 e 1.000 indivíduos. A espécie era distribuída no país por uma área de aproximadamente três mil quilômetros de costa, desde o Espírito Santo até o Amapá e, atualmente, é considerada extinta nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Nos estados do Amapá, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Alagoas, o peixe-boi marinho ocorre pontualmente, com populações relativamente isoladas umas das outras.

por IBAMA

Comentários comentar agora ❯