30 Julho 2021 - 09:20

Segurança Comunitária homenageia servidora que atuou na prisão de assaltantes

Alberto Jorge
Secretário Thiago Prado entrega certificado à sub-inspetora, Luciana Alves.

Como forma de valorizar e reconhecer a rotina árdua desempenhada pelos servidores da Guarda Municipal de Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu início ao projeto Guarda do Mês. A entrega do certificado de excelência aconteceu durante o encerramento do curso para a utilização das plataformas Sinesp e Infoseg, no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, no bairro de Ponta Grossa, nesta quinta-feira (29).

A primeira servidora homenageada no mês de julho foi Luciana Alves, sub-inspetora da Guarda Municipal de Maceió. A integrante do Grupo de Apoio e Ação Operacional (GAAO) recebeu do mãos do titular da Semscs, Thiago Prado, o certificado de excelência pela atuação durante uma ocorrência que resultou na prisão de dois assaltantes de ônibus.

“É muito gratificante para a gente que está na rua diariamente receber esse tipo de reconhecimento. As atividades de risco que desempenhamos são desgastantes e essa homenagem que está sendo feita para a tropa nos traz mais ânimo e também mostra o valor que temos para a sociedade”, agradeceu Luciana Alves.

A sub-inspetora da Guarda Municipal contou um pouco como foi a ocorrência do assalto a ônibus que aconteceu no bairro da Pajuçara. “Estávamos em descolamento para a sede da Guarda Municipal, para iniciar o plantão, quando passamos pelo bairro da Pajuçara vimos dois indivíduos descendo de um ônibus e quando eles avistaram a viatura começaram a correr. Nesse momento os populares nos informaram que esses dois homens haviam assaltado o coletivo e, com essa informação, iniciamos uma perseguição”.

“Conseguimos pegar um dos meliantes, que estava com objetos das vítimas, e outro conseguiu fugir naquele momento. Continuamos a fazer uma ronda para encontrar o segundo homem, quando chegamos em Jaraguá, avistamos uma pessoa pulando o muro, então também pulamos o muro e realizamos a prisão do segundo rapaz, que estava com um simulacro de arma de fogo”, lembrou a guarda.

Após os suspeitos terem sido detidos a equipe levou os dois homens até a delegacia, e foi constatado que ambos tinham passagem pela polícia por outros crimes cometidos.

Para o secretário Thiago Prado ações de valorização do servidor servem para motivar os profissionais a agir bem, serem proativo, atuarem conforme a lei e buscar resultados positivos para a população.

“Iniciamos nesse mês de julho a entrega de um certificado de excelência para prestigiar o trabalho desempenhando pela nossa guarda municipal, com essas ações estamos engrandecendo os profissionais dessa instituição, enquanto agentes de segurança pública, além de fortalecer as atividades da guarda municipal perante a sociedade maceioense”, afirmou.

Entrega de certificados

A Guarda do Mês foi reconhecida durante a encerramento do curso para a utilização das plataformas Sinesp e Infoseg para a Guarda Municipal. Na ocasião, foram entregues 50 certificados para os guardas municipais que concluíram a capacitação.

O secretário Thiago Prado enfatizou a importância em se manter sempre atualizados e que a Semscs tem proporcionado os treinamentos necessários. Esse foi o quinto curso de capacitação feitos para os guardas municipais da capital alagoana.

 “A partir de agora nossos agentes de segurança passam a também acessar a plataforma Sinesp do ministério da justiça e que poderão realizar dezena as outras os outros cursos de excelência na área de segurança pública e também passa a acessar a plataforma Infoseg que é um excelente banco de dados que auxiliam o guarda municipal no seu dia a dia de trabalho”, disse Thiago Prado.

Quem elogiou a realização da capacitação foi Klésia Araújo, guarda municipal há 25 anos. “Ter acesso e saber mexer nas plataformas Sinesp e Infoseg é um ganho imenso para o trabalho que realizamos diariamente nas ruas de Maceió. Essas ferramentas serão fundamentais para um melhor desempenho das nossas atividades como guarda municipal e para garantir a segurança da população maceioense”, afirmou Klésia Araújo.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯