28 Maio 2022 - 19:11

Operação Via Bela muda visual do Vale do Reginaldo e garante mais limpeza à região

Célio Júnior / Secom Maceió
Lixo nas portas para serem recolhidos pelo gari comunitário

Desde que foi iniciado o mutirão de limpeza no Vale do Reginaldo, bairro do Poço, no começo deste mês, o visual da região mudou para melhor. Todo o lixo que estava acumulado às margens do riacho que passa no meio da comunidade foi retirado e a limpeza mais frequente tem mudado até mesmo o comportamento dos moradores.

Para manter o espaço limpo, a Prefeitura de Maceió direcionou a operação Via Bela para a região, com 60 trabalhadores, e ampliou a frequência da coleta de resíduos para duas vezes por dia, além de orientar diariamente a população a fazer o descarte corretamente.

Existem contêineres espalhados por todo o Reginaldo onde a população pode jogar o lixo. Mas cada morador também pode deixar a sacola na porta de casa para que seja recolhido pelo gari comunitário, e a população já está colaborando.

“Hoje a gente já vê o lixo nas portas, as pessoas não jogam mais no canal. Claro que não são todos, mas um vê o outro fazer o certo e começa a fazer também”, afirma o gerente de Zeladoria do Vale do Reginaldo, Carlos Eduardo Flor.

Atualmente, existem três garis comunitários, mas o Município já captou currículos de moradores da comunidade para contratar mais sete pessoas. Além do recolhimento do lixo, elas vão trabalhar com a educação ambiental para conscientizar os moradores.

“Serão mais sete pessoas desempregadas que vão trabalhar dentro da comunidade e vão ajudar a todos, porque não vão ser só garis, vão ser amigos da Prefeitura e amigos da população, dizendo a importância de colocar o lixo no contêiner ou deixar na porta e não jogar no canal”, ressalta o gerente Zeladoria do Vale do Reginaldo, Carlos Eduardo Flor.

Desobstrução

Para viabilizar a limpeza, a Prefeitura precisou retirar a tenda de mototaxistas e um lava-jato da margem do riacho. Os motociclistas foram transferidos para um espaço do outro lado da rua, enquanto o lava-jato passou a funcionar em uma casa próxima. Esta semana, os entulhos e restos de concreto que ficaram foram retirados para desobstruir o local.

Luís Carlos dos Santos, que é quem lava os carros e motos, diz que espera ter colaborado com as melhorias que estão por vir. “A Prefeitura está chegando para organizar o bairro aqui do Reginaldo, e eu tive que ser transferido. Vai ser bom para a gente essa organização. Espero que seja melhor para todos nós”, diz.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.