27 Setembro 2021 - 13:05

Saúde inicia semana com atividades para celebrar Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa

Ascom SMS
Equipe do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa definiu programação para os servidores

Instituído em 1991 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa – celebrado no dia 1º de outubro – terá sua passagem marcada por uma programação diversificada em Maceió.

Além das atividades coletivas a serem desenvolvidas nas unidades básicas de saúde, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro uma série de ações para comemorar a data, que visa mobilizar, inclusive, os servidores municipais na faixa etária dos 60 anos em relação à linha de cuidado voltado para a atenção integral à saúde da pessoa idosa.

“Em parceria com diversos setores da SMS, organizamos uma programação voltada para a proteção e o cuidado desse público-alvo, mas aqui na sede da Secretaria, as atividades deverão envolver servidores de todas as idades, pois todos nós vamos envelhecer um dia e precisamos estar atentos a como fazer isso de forma ativa e saudável”, ressalta a coordenadora do programa, Denyse Lima Maia.

As atividades terão início nesta segunda-feira (27), com a realização de avaliações físicas para os servidores da SMS acima dos 60 anos. A ação será desenvolvida pela equipe interdisciplinar do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS), com um olhar diferenciado para as limitações funcionais do corpo e da mente que afetam a pessoa idosa. As avaliações serão feitas com agendamento no próprio SASS, e realizadas nas próximas segunda (27), quarta (29) e sexta-feira (01/10).

Seguindo a programação, na terça (28) e quarta-feira, as atenções estarão voltadas para palestras com abordagens direcionadas ao envelhecimento. Na primeira, a equipe do SASS debaterá o tema “Envelhecimento Saudável”; já na quarta-feira, será a vez da psicóloga Liliana Fábia, que abordará com os servidores o tema “Saúde Mental e o Envelhecimento em Tempos de Pandemia”. As palestras acontecem no auditório da SMS, a partir das 9h30.

Dedicado à celebração do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o dia 1º de outubro terá comemoração especial na sede da Secretaria, com apresentação cultural, orientações importantes e brindes para os servidores da chamada “Melhor Idade”.

A abertura da ação será feita às 10h e contará com a presença da secretária Célia Fernandes. Em seguida, haverá a apresentação da cantora Madalena de Oliveira, acompanhada pela tecladista Inês Gama. Num terceiro momento da ação, uma técnica do Instituto Previdenciário de Maceió (Iprev Maceió), falará aos servidores sobre questões previdenciárias e preparação para a aposentadoria. E para finalizar, haverá o sorteio de brindes para os servidores com mais de 60 anos.

Dia do Idoso nas unidades

Além das ações na sede da SMS, as unidades de saúde do município também estarão desenvolvendo atividades coletivas voltadas à proteção e à linha de cuidado com a população acima dos 60 anos, baseadas em subsídio técnico disponibilizado pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I já está com sua programação definida. De segunda a quinta-feira, a equipe da unidade estará mobilizada na realização de palestras para os usuários em salas de espera. Nesses dias, serão abordados temas relacionados ao respeito à pessoa idosa, prevenção de quedas, envelhecimento saudável, vacinação e os desafios do envelhecimento. Para o dia 1º de outubro, a atividade escolhida para comemorar a data será uma roda de conversa sobre qualidade de vida na velhice, seguido de lanche coletivo com frutas.

“As atividades refletem o direcionamento que o Programa tem repassado às unidades, que visa contemplar o aspecto clínico, funcional e psicossocial da pessoa idosa, como prevê a política nacional dessa área, garantindo a esse público-alvo a atenção integral necessária, proporcionando assim uma vivência mais tranquila e saudável”, ressalta o fisioterapeuta do Programa, Marcus Vinicius de Jesus.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯