25 Maio 2022 - 13:34

Defesa Civil atende ocorrências e orienta maceioenses durante fortes chuvas

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Moradores foram retirados e a casa foi interditada na Grota do Aterro

A Defesa Civil de Maceió esteve durante toda a madrugada desta quarta-feira (25) com agentes operacionais em campo, atendendo as solicitações da população devido às fortes chuvas que afetam a capital. Foram registradas 13 ocorrências durante a madrugada até o início desta manhã.

Ao todo, nas últimas 48 horas, foram atendidas 65 ocorrências, sendo 27 delas por deslizamento ou ameaça de deslizamento. Além disso, a capital já registra uma média de 162 mm de chuvas.

Um total de 29 pessoas saíram de suas residências no Flexal de Cima, Bebedouro e na Grota do Aterro, no Novo Mundo. De forma preventiva, a diretoria social retirou as famílias para diminuir riscos e salvaguardar as vidas.

“Reforçamos o nosso pedido à população que reside nas áreas de risco, para que atendam nossas orientações e saiam de suas casas. Nossa missão é evitar que o pior aconteça”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador geral.

“Já passamos de 50% do que era esperado para maio, onde a previsão apontava 294 mm para todo o mês”, reforça Hugo Carvalho, meteorologista do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC).

Órgãos reunidos

Foi convocada uma mesa de situação que reuniu secretários de vários órgãos municipais que têm atuação no período chuvoso. Na ocasião foi apresentada a situação das chuvas na capital e feita a mobilização de equipes para atuar em conjunto com a Defesa Civil.

Estiveram presentes o secretário Ivan Carvalho, da Secretaria de Governança; o secretário Carlos Jorge, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Felype Lins, do Gabinete do Prefeito e representantes do GGI dos Bairros, da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), da Secretaria Municipal De Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

A Defesa Civil segue monitorando as ocorrências em toda a capital, assim como a previsão das chuvas que continuarão caindo durante toda esta quarta-feira (25).

Receba alertas!

Para se cadastrar e receber as mensagens basta enviar o CEP da localização por SMS, para o número 40199, de forma gratuita. Nos casos de risco de desabamento e/ou deslizamento, as famílias devem acionar a Defesa Civil através do número 199 e 156 para receberem os atendimentos necessários.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.