22 Janeiro 2022 - 08:30

Domingo da Criança vai imunizar crianças sem comorbidades contra a Covid-19 a partir dos 9 anos

Victor Vercant/SMS
Trenzinho da Vacinação vai transportar crianças para o ponto de vacinação da Praça Padre Cícero

A Prefeitura de Maceió avança em mais uma etapa na vacinação pediátrica contra a Covid-19 neste final de semana. Neste domingo (23), com a ação “Domingo da Criança”, os quatro pontos fixos serão destinados, de forma exclusiva, à aplicação do imunizante da versão pediátrica da Pfizer abrirão exclusivamente, das 9h às 16h, para esse público-alvo e passarão a vacinar meninos e meninas sem comorbidades a partir dos 9 anos.

É importante lembrar que nesta sexta-feira (21) e sábado (22), a aplicação das doses pediátricas continua restritas a crianças de 10 e 11 anos, sem comorbidades, e, dentro do público prioritário, está mantida a vacinação para crianças com deficiências permanentes ou comorbidades, na faixa etária dos 5 aos 11 anos.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, ressalta que a Prefeitura de Maceió não se cansa de buscar novas estratégias para que todo maceioense incluído na vacinação – independentemente da faixa etária – possa ter um acesso cada vez mais facilitado ao imunizante contra o Coronavírus.

“O Domingo da Criança foi pensado para que aqueles pais ou responsáveis que trabalham durante toda a semana, também tenham a oportunidade de levar seu filho ou filha com tranquilidade aos quatro pontos exclusivos de vacinação para criança, sem a correria do dia a dia, para garantir a saúde de sua criança. Essa é nossa missão e só vamos parar quando toda a população estiver imunizada”, reforçou Mourinha.

A aplicação das doses pediátricas da Pfizer está ocorrendo – conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – em salas climatizadas, que foram ambientadas com temas do universo infantil e muitos balões coloridos. A recepção é feita por personagens como o Mickey e a Minnie, e a Alice e o Chapeleiro Maluco, do País das Maravilhas, que ajudam a tornar mais leve para os pequenos o momento tenso da aplicação da vacina.

Ainda dentro desse propósito, cada um dos espaços – instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel) – contam com atividades lúdicas como oficinas de slime, a entrega de “Certificados de Coragem”, lanches e doces. Mas uma atração à parte tem sido o Trenzinho da Vacinação, que neste domingo estará no Benedito Bentes, percorrendo as ruas do bairro para levar as crianças ao ponto de vacinação, na Praça Padre Cícero.

Mesmo no fim de semana, a ação não para, e já tem programação confirmada até o próximo dia 28. Nos dias 22 e 23, a ação será no Benedito Bentes; dia 24, no Graciliano Ramos; dia 25, no Osmam Loureiro/Clima Bom; e nos dias 27 e 28, no Vergel do Lago.

O Trenzinho começa a circular a partir das 10 horas, saindo do ponto de vacinação de cada localidade e voltando com as crianças e seus pais ou responsáveis para que recebam a primeira dose da vacina pediátrica. Apenas no dia 24, a saída será fora de um ponto de vacinação. O início do trajeto será no posto de gasolina na entrada do Graciliano Ramos.

No domingo, excepcionalmente, haverá vacinação exclusiva de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e de 9 a 11 anos sem comorbidades, nos quatro pontos fixos - Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Praça do Osman Loureiro e Papódromo (Vergel do Lago).

Para incentivar os pequenos, o Trenzinho fará um percurso ainda maior nesse dia, com paradas nos conjuntos Aprígio Vilela, Moacir Andrade, Paulo Bandeira, Selma Bandeira, Luiz Pedro, Cidade Sorriso, Caetés e Freitas Neto.

Sobre a vacinação

Maceió recebeu 11.530 doses do imunizante, em duas remessas, e os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe. Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação

Termo de Assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯