Skip to content

Prefeitura inicia Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis em borracharias de Maceió

  • Home
  • Maceió
  • Prefeitura inicia Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis em borracharias de Maceió

Prefeitura inicia Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis em borracharias de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira (18), o Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis para a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, que prossegue até sábado (23), Dia D da campanha.

Durante toda a semana, agentes de combate às endemias e educadores ambientais percorrerão pelo menos 204 borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais onde possa haver pneus acumulados para fazer a coleta. As equipes também farão visitas domiciliares para reforçar a prevenção contra o Aedes Aegypti.

Coordenada pela Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve início às 8h em borracharias de diferentes pontos da capital, onde os proprietários já haviam sido informados sobre o mutirão e deixaram os pneus a serem descartados separados para recolhimento. Na Borracharia do Xavier, localizada na Avenida Jatiúca, foram recolhidos dezenas de pneus. A proprietária, Maria de Fátima Gomes, informou que toma todos os cuidados para evitar o acúmulo de água.

“Eu tenho muito cuidado com o armazenamento dos pneus para que não junte água, não guardo pneus em local onde possa receber água de chuva, deixo sempre dentro da borracharia para não criar mosquito”, informa Fátima Gomes.

Para ela, o mutirão representa uma grande ajuda ao descarte adequado dos pneus. “A ação da Prefeitura de Maceió, no recolhimento de pneus, ajuda muito porque às vezes o caminhão que faz o recolhimento quebra ou não pode vir. Então, junta muitos pneus aqui. Às vezes a gente procura um serviço, mas eles cobram muito caro para levar até a Borracharia do Van. Esse mutirão é uma bênção para nós aqui”, agradece.

Para onde vão os pneus recolhidos

A Borracharia do Van, a qual se refere Fátima Gomes, funciona como ponto de descarte adequado de pneus para serem encaminhados à empresa recicladora Reciclanip. A empresa faz a destinação final para os fabricantes de pneus, completando o ciclo da chamada logística reversa, que consiste na destinação final responsável e ambientalmente correta dos resíduos, especialmente dos pneus, material que levaria séculos para se decompor na natureza.

“O pneu é um dos resíduos de mais difícil decomposição na natureza e se não for descartado adequadamente tem impacto direto no acúmulo de água, ambiente propício à proliferação do mosquito da dengue. Os pneus recolhidos serão levados ao Depósito do Van, na Chã da Jaqueira. Lá esse material é acondicionado em local correto, livre de água e quando chega a certa quantidade de pneus, 2 mil a 3 mil pneus, ele entra em contato com a Reciclanip, uma empresa que faz a logística reversa e recolhe de cidades que não têm o sistema de entrega diretamente na fábrica”, explica o coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Raimundo.

O coordenador orienta a população para que redobre o cuidado com qualquer material ou resíduo que possa se tornar um depósito de qualquer quantidade de água, desde uma tampinha de refrigerante até uma caixa d’água, e que sempre faça o descarte correto dos pneus.

“A gente pede à população que evite descartar pneus em terrenos baldios, porque com isso, prejudica a todos. O pneu é um dos materiais com maior potencial de se tornar um depósito de água e de consequente proliferação do mosquito, além de ser um dos resíduos de maior dificuldade de desgaste. Então quem tiver pneu em casa, deixe ao abrigo da chuva e sempre que possível, deixe numa borracharia ou leve para o Van, que fica na Via Principal Dois, nº 19, no Jardim Petrópolis”, orienta Erivaldo Raimundo.

Ele alerta para os riscos provocados pelo mosquito Aedes aegypti. “A dengue mata, já foi confirmada uma morte por dengue este ano em Maceió e tudo começa com a água parada, que se torna um criadouro do mosquito Aedes aegypti, que dissemina a doença. Mas tudo pode ser evitado com os cuidados, com a limpeza e o descarte adequado dos resíduos”, orienta o coordenador.

Dia D

O Mutirão de Coleta de Pneus vai até sábado (23), com a realização do Dia D da mobilização. Neste dia, as atividades estarão voltadas para a população, a fim de conscientizar a todos para o descarte adequado de resíduo. Serão disponibilizados quatro pontos de recolhimento voluntário de pneus, que ficarão instalados, das 8h às 14h, nas Praças Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Multieventos, na Pajuçara; Praça do Osman Loureiro, no Clima Bom e Praça da Faculdade, no Prado.

Parcerias

A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órgãos municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs), Comunicação (Secom), Educação (Semed) e Turismo (Semtur), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órgãos e instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.

A Semscs e a Guarda Municipal de Maceió estiveram presentes durante as ações desta segunda-feira para auxiliar na fiscalização, além de prestar segurança aos agentes da Prefeitura de Maceió.

“Os fiscais da Semscs estiveram presentes para auxiliar a ação de conscientização, além de realizar também a fiscalização de obstruções do passeio público. Muitas vezes o material que acumula água parada está exposto e acaba ocupando espaços como calçadas, e canteiros. Sendo assim, nós realizamos o trabalho de orientar e notificar alguns proprietários”, informa o coordenador de Fiscalização de Posturas Regional Litoral, Auriberto Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também