19 Setembro 2018 - 18:28

Prefeitura promove II Seminário de Economia Circular

O prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá, recebe nesta quarta-fera (19) e quinta-feira (20) o II Seminário de Economia Circular. O evento, promovido pela Prefeitura de Maceió, faz parte do Projeto “’Maceió Mais Inclusiva por meio da Economia Circular”. Nesta etapa, o foco será o beneficiamento dos resíduos gerados pela cadeia produtiva do sururu, umas das atividades mais importantes para muitos trabalhadores da capital.

No 1º Seminário, realizado no ano passado, o debate foi mais conceitual. Já nessa etapa, serão apresentados modelos práticos que podem ser implementados em Maceió. O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, falou sobre a característica sustentável da temática.

“A Economia Circular é pegar resíduos de cadeias produtivas, como cascas de sururu e restos de pesca, por exemplo, e reaproveitar esse material, criando subprodutos que possam virar negócios para outras cadeias produtivas. Além de gerar renda, isso reduz os custos do Município com a coleta e descarte desse lixo, aumentando a vida útil do nosso aterro sanitário”, destacou.

2º Seminário de Economia Circular Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Titular da Semtur, Jair Galvão lembrou o empenho do prefeito Rui Palmeira em captar recursos para o Maceió Mais Inclusiva, durante visita técnica à Espanha, no ano passado

O titular da Semtur lembrou o empenho do prefeito Rui Palmeira em captar recursos para o Maceió Mais Inclusiva, durante visita técnica à Espanha, no ano passado. Na oportunidade, o BID decidiu doar cerca de 3 milhões de dólares, esse dinheiro veio de um fundo para financiamento de soluções inovadoras.

A Analista de Relações Institucionais da Braskem, Márcia Camêllo, explicou o papel da empresa na parceria. “A Braskem participa do Maceió Mais Inclusiva através da implementação de uma estrutura de cultivo para o sururu. É algo parecido com o que acontece com o cultivo de ostras aqui em Alagoas. O objetivo é trazer uma série de benefícios que passa pelo aumento da qualidade do produto e pela diminuição dos riscos à saúde dos trabalhadores”, detalhou.

Marcelo Rosenbaum, designer e um dos palestrantes do evento, disse que é preciso pensar a comunidade com prospecção de soluções criativas. “A gente parte da ideia de que cada lugar tem uma vocação para criar ideias inovadoras. A partir dessas experiências, eu vou apresentar um caso de uma comunidade indígena sustentável da Amazônia. Cada comunidade tem uma forma de se colocar no mercado. No Piauí, a gente trabalha com um grupo que produz cestas com carnaúba e com a borracha de pneus de caminhão. É uma perspectiva inovadora para gerar renda”, enfatizou.

Premiação

No segundo dia do evento, haverá o lançamento do edital do Prêmio Inovação em Economia Circular, para reconhecer práticas, projetos e ideias que tragam soluções aos resíduos das cadeias produtivas. São R$ 200 mil destinados a instituições de pesquisa, entidades da sociedade civil organizada, iniciativa privada e empreendedores individuais.

Projeto Maceió Mais Inclusiva

Maceió Mais Inclusiva é fruto de uma parceria entre o Município, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin), e o Iabs, além de contar com o apoio da Braskem, Sebrae, Desenvolve e Universidade Politécnica de Madri.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯