18 Novembro 2017 - 19:36

Conselheiros tutelares zelam pelos direitos de crianças e adolescentes

No Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado neste sábado, 18 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra do papel dos 50 conselheiros eleitos pela população para trabalhar nas 10 regiões administrativas da capital alagoana, que é zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes de Maceió.

O conselheiro tutelar é o agente, escolhido pela população, responsável pela promoção dos direitos da população infantojuvenil, tendo como base os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também cabe ao conselheiro, o monitoramento e o diálogo com as famílias sobre as condições de vida e oportunidades oferecidas aos meninos e meninas das mais variadas regiões do município. Instituído pela Lei Federal nº. 11.622 de 19 de dezembro de 2007, o dia 18 de novembro foi oficializado como o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar.

Maceió foi a primeira capital brasileira a contar com cobertura total de Conselhos Tutelares após, em 2016, empossar 50 conselheiros. “A Prefeitura de Maceió tem como prioridade a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar está junto conosco trabalhando pelos direitos dessas crianças de Maceió. Parabéns a todos os conselheiros tutelares pela luta diária e persistência para diminuir a desigualdades e proteger nossas crianças”, destacou Celiany Rocha, gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conselheiro tutelar pelo terceiro mandato, Arnaldo Leite dos Santos, o Capela, exerce a função na Região Administrativa VI, que abrange os bairros Barro Duro, São Jorge, Serraria, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca. Para ele, trabalhar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes é uma luta árdua e gratificante.

“É uma grande responsabilidade e um orgulho saber que a gente faz a diferença na vida dessas crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados. Como pai, cidadão e conselheiro muitas vezes a gente chora diante dos casos que nos deparamos, mas encerrar o dia sabendo que conseguimos retirar uma criança da situação de abuso sexual ou do domínio do tráfico, faz me sentir útil e ter a certeza que todo o esforço valeu à pena”, disse Capela.

O conselheiro destaca ainda a importância da prioridade da gestão municipal com o trabalho de defesa das crianças e adolescentes de Maceió. “Estruturar os Conselhos Tutelares fez diferença no nosso trabalho. Em nome de todos os conselheiros, eu agradeço e reconheço o esforço do prefeito Rui Palmeira em estruturar as unidades e promover os meios para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho”, completou Capela.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯