19 Maio 2022 - 02:00

TJAL promove Encontro de Adoção no Maceió Shopping dias 23, 24 e 25/05

Divulgação
Programação prevê rodas de conversa, esclarecimento de dúvidas e exposição fotográfica

Esclarecer dúvidas sobre adoção, dialogar com quem já adotou, apreciar uma exposição fotográfica com 14 famílias formadas a partir da adoção legal, fazer pré-cadastro para adoção ou apadrinhamento. Eis a proposta do 11º Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo TJAL, no Maceió Shopping, dias 23, 24 e 25, das 10h às 22h.

Aberto a todos os públicos, o encontro começa na segunda-feira (23), às 10h, com a juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude), explicando o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto ao acolhimento institucional e à colocação de uma criança ou adolescente em família substituta.

Passo a passo da adoção

“Nossa ideia é explicar às pessoas, com simplicidade, o passo a passo de um processo de adoção e até fazer um pré-cadastro de quem quiser adotar ou apadrinhar legalmente uma criança ou um adolescente”, observa a juíza Fátima Pirauá, coordenadora estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Poder Judiciário de Alagoas.

Nos três dias de encontro, estão previstas rodas de conversa sobre os diversos assuntos relacionados à adoção ou ao apadrinhamento. Famílias que adotaram, por exemplo, vão dialogar, bater papo com quem for ao encontro, compartilhando suas experiências antes e depois da conclusão do processo de adoção.

Exposição fotográfica

Uma das novidades deste ano é a exposição fotográfica com 13 famílias que adotaram legalmente crianças e adolescentes, na capital e no interior de Alagoas. As imagens foram selecionadas e/ou produzidas pela equipe da Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

Muitos participantes da exposição adotaram crianças acima de 7 anos, dentro do projeto Adoções Possíveis, que compartilha em redes sociais vídeos produzidos pela Dicom. Como resultado, os interessados dialogam com a unidade judiciária, conhecem as crianças, podendo evoluir para a adoção.

Transmissão ao vivo

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo de adoção e/ou apadrinhamento, servidores da 28ª Vara da Infância e da Juventude estarão de plantão nos três dias do encontro, promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Ceij), ligada à Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Na quarta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, haverá transmissão ao vivo (live) de palestras presenciais sobre adoção legal, apadrinhamento, perfil de crianças em acolhimento, busca ativa e grupos de apoio à adoção. 

Dia 23.05 (segunda-feira)

Abertura: 10h - Juíza Fátima Pirauá juíza / 28ª VIJ e coordenadora da CEIJ
                         Desembargador Klever Loureiro - Presidente do TJAL

Rodas de conversa

 10h - Do acolhimento Institucional à colocação em família substituta (o que preconiza o ECA) (Dra. Fátima Pirauá - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e Juíza de direito da 28ª Vara Infância e Juventude)

 10h40 - A genitora pode encaminhar seu/sua filho/a para adoção? (Juíza Soraya Maranhão)

 11h - Bate-papo com quem já adotou (Maikel e Carla)

 12h- Adoção e questões étnico-raciais (Amaro Silva - psicólogo, ex-coordenador da Instituição de Acolhimento Acolher)

13h - Como funciona o grupo de apoio à adoção? Representantes do GAAAL;

14h - Toda criança em abrigo vai ser adotada? (Larisse Coimbra, psicóloga do Lar de Amparo à Criança para Adoção - LACA);

15h - Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança (Jussara Pacheco, Coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude);

17h - A importância do cuidado à saúde mental materna. (Regina Japiá psicóloga e mãe por adoção);

19h - Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer? (Dra. Ariadne Dantas - Promotora de Justiça de Porto Real do Colégio)


Dia 24.05 (terça-feira)
Rodas de conversa
10h - Infância e Juventude - O que leva uma família a perder o Poder Familiar? (Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Infância e Juventude)

11h - Preconceitos em relação a origem biológica (Camila Loiola - psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude)

13h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Myrna Oliveira - psicóloga 28ª Vara Infância e Juventude)

14h - Posso visitar crianças que estão em uma instituição de acolhimento (abrigo)? (Rafaela Monteiro - Assistente Social da Instituição de Acolhimento Rubens Colaço)

15h - Como funciona o grupo de apoio à adoção? Representantes do GAAAL

16h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

17h - Estou habilitado/a, o que fazer enquanto espero meu/minha filho/a? (Denise Barros psicóloga do Lar Batista Marcolina Magalhães)

18h - Reunião do Grupo de apoio à adoção de Alagoas - GAAAL

20h - Trâmites do processo de adoção (Mariana Navarro - advogada e mãe por adoção)

Dia 25.05 (quarta-feira)
Rodas de conversa

10h - Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer? (Gleissyan Sampaio - assistente social 28ª 28ª Vara Infância e Juventude)

11h - Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança (Priscilla Azevedo, assistente social da 28ª Vara Infância e Juventude);

14h - Projeto de Apadrinhamento (Fátima Malta, psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude);

15h - Importância da rede de apoio na adoção (Elisângela Ferreira - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

16h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Milena Ferro - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

17h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

19h - LIVE: Parentalidade Adotiva: caminhos possíveis
Subtemas:
1. Adoção Segura e para sempre: abordar riscos de uma adoção irregular (intuitu personae e “à brasileira”); Fátima Pirauá - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e Juíza de direito da 28ª Vara Infância e Juventude
2. A quem atende o instituto da adoção? Expectativas e realidade Jussara Pacheco - Coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude
3. Adoções Necessárias: aproximando postulantes/pretendentes à adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional (Busca Ativa e Projeto Padrinho): Fátima Malta - Psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude
4. Famílias reconfiguradas no contexto da adoção – a construção dos vínculos. Romina Duque Porto – mãe de João Gustavo (8 anos) e Ticiana Leal Leite Buarque – mãe de João Lucas (7 anos) e Davi (2 meses)

Após a live teremos representantes do GAAAL falando como funciona o grupo de apoio à adoção;
Após a live teremos a Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude esclarecendo dúvidas acerca do processo de adoção.
 

por TJ/AL

Comentários comentar agora ❯