18 Janeiro 2022 - 02:00

Curso de extensão reflete sobre culturas populares no cinema da América Latina

Divulgação
Aulas serão remotas e iniciam no próximo dia 3 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o curso “Filosofia e Cinema: As culturas populares no audiovisual de América Latina”. Com aulas de forma remota, a atividade é uma realização do Grupo FiloMove Filosofia, Artes e Estéticas de América Latina, coordenado pela professora Natacha Muriel López Gallucci, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para realizar a inscrição, basta acessar o link do Sigaa.

Com o objetivo de apresentar aos participantes um panorama das representações das culturas populares nas filmografias de América Latina, o curso será desenvolvido a partir de análises fílmicas de arquivos audiovisuais que trazem a tona matrizes afro-ameríndias. “Buscamos, em princípio, refletir sobre as formas em que tem sido utilizado, estudado e realizado o cinema para representar danças, rituais, músicas e poesias; na tentativa de compreender a incidência das novas tecnologias no âmbito comunitário e popular de realização audiovisual”, explica a professora Gallucci.

O curso levará em consideração filmes periodizados de cinema silencioso, clássico, moderno e contemporâneo de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros com a participação de convidados especiais. A carga-horária será de 40h com aulas que vão até junho.

Mais informações no site https://linktr.ee/filomove

por Ufal

Comentários comentar agora ❯