06 Dezembro 2021 - 19:01

Com estoque crítico das tipagens de sangue negativas, Hemoal faz coleta na Serraria nesta terça (7)

Carla Cleto/Sesau
Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade

Com estoque crítico das tipagens de sangue negativas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta externa no bairro Serraria, nesta terça-feira (7). A ação irá ocorrer das 9h às 16h, no Residencial Parque Maceió.

Segundo Boletim do Estoque de Sangue divulgado nesta segunda-feira (6), a Unidade Maceió possui apenas uma bolsa de sangue B Negativo, cinco de O Negativo e está zerada do tipo AB Negativo. Já a Unidade Arapiraca, está sem nenhuma bolsa de sangue das tipagens AB e B Negativas.

“Diante desta realidade, apelamos para que a população possa colaborar com o Hemoal mais uma vez e estabilizar o estoque de sangue. Isso porque, sem as doações voluntárias, não podemos fornecer sangue em quantidade suficiente para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais”, salientou a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.

Critérios para Doação – Além de estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos para se candidatar à doação de sangue. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

E para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.

Coronavirúrus – Segundo o Ministério da Saúde (MS), os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. No caso das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias. E caso o voluntário tenha recebido a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas da primeira ou da segunda dose.

Já os voluntários infectados pelo novo coronavírus, só podem doar sangue depois do 30º dia após estarem recuperados da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.

por Hemoal

Comentários comentar agora ❯