06 Abril 2021 - 10:28

Força-Tarefa de guarda-vidas já salvou mais de 13 mil vidas

Prevenir também é salvar. A força-tarefa de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) vem atuando desde o final do ano passado durante a Operação Verão – momento de maior incidência de pessoas nas praias alagoanas – para garantir segurança aos banhistas. O trabalho preventivo consiste em orientar os banhistas sobre os locais mais seguros para evitar ocorrências de afogamentos. Com um trabalho ostensivo nas areias, os guarda-vidas também contribuíram para a diminuição de crianças perdidas nas praias através da distribuição de pulseiras de identificação. A Operação Verão do CBM terminou ontem (04).

Em janeiro, o aumento de ações preventivas dos guarda-vidas com o apoio da força-tarefa, aumentou em 61,23%. Foram 19.664 ações de prevenção de acidentes, sendo 7.472 da força-tarefa. Em fevereiro, o crescimento de prevenções foi de 56,19%, segundo o sistema de estatísticas do CBM. 15.813 pessoas receberam orientações dos guarda-vidas. Destes, 5.686 foram do programa. O saldo dos dois primeiros meses de 2021 foi de 35.477 ações preventivas. Destas, 13.158 (37,08%) foram da força-tarefa de guarda-vidas. Os dados preliminares de março também apontam para um número bastante positivo, mesmo com o Decreto Estadual que proibiu o acesso às praias durante os finais de semana devido à pandemia da Covid-19. O balanço oficial com todos os dados da Operação Verão deve sair nos próximos dias.

Na região metropolitana, os postos de guarda-vidas da força-tarefa ficam localizados no Gunga, Pajuçara, Ponta Verde e Cruz das Almas, e complementam os postos fixos localizados na Barra de São Miguel, Francês, Sobral, Jatiúca, Guaxuma e Mirante da Sereia. Por ser uma região turística bastante visitada durante o verão, as cidades de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres também foram agraciadas com o programa. No sertão banhado pelo rio São Francisco, os municípios de Piranhas e Pão de Açúcar foram contemplados, assim como Penedo e Piaçabuçu no litoral sul. Após a implantação da força-tarefa, em conjunto com o efetivo ordinário de guarda-vidas, não houve óbitos por afogamento em nenhuma das praias e rios guardados pelos bombeiros.

Aproximadamente cem militares fazem parte do programa de serviços voluntários que são distribuídos nos dias de folga do militar para não comprometer suas atividades ordinárias. Eles são incorporados ao efetivo ordinário de guarda-vidas da corporação.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯