02 Março 2021 - 18:52

Saúde promove capacitação online para farmacêuticos do Município

A Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nessa segunda (1), um treinamento online com os farmacêuticos da rede municipal. O objetivo é capacitar os profissionais sobre a forma mais eficaz de elaborar a programação de necessidade mensal de medicamentos e correlatos para o abastecimento das Unidades de Saúde. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões com os profissionais dos oito Distritos Sanitários.

De acordo com Edênia Salgueiro, uma das farmacêuticas da SMS responsáveis pela capacitação, um dos objetivos do encontro é estabelecer quanto cada unidade vai precisar de medicamentos e correlatos para o bom funcionamento do serviço. “Sempre solicitamos esse material, mas nunca houve uma discussão sobre como fazer. Então é preciso pensar de forma crítica e atenta sobre esse consumo mensal, principalmente em período de pandemia, para que nenhum serviço fique desabastecido”, afirma.

Já Mirela Quirino, farmacêutica da SMS que também conduziu a capacitação, afirma que sempre houve divergência na elaboração desses materiais em relação ao cálculo do período e a oferta do serviço à população, por isso a uniformização das condutas é tão importante. “Saber como deve ser feita essa programação contribui para que nós enquanto coordenação possamos adquirir esses itens no período correto, de modo que as farmácias e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) estejam sempre abastecidas”, destaca.

A capacitação também é uma forma de a Coordenação estar mais próxima dos farmacêuticos com prestação de cursos e capacitações visando a melhoria do serviço. Ao todo, profissionais de 63 unidades de saúde participaram da capacitação. O treinamento também contou com o apoio de Paulo Anderson Silva Gomes, Coordenador Geral de Farmácia e Bioquímica da SMS.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯