20 Novembro 2019 - 09:44

Com taekwondo, alunos de escola estadual aprendem ter autocontrole e mais disciplina

Valdir Rocha
Alunos tiveram aula na Serra da Barriga

Reconhecido como esporte olímpico oficial desde 2000, o Taekwondo, arte marcial coreana, é ensinada e utilizada pela Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Gomes, em União dos Palmares, para promover autocontrole, disciplina e maior integração com estudantes.

A proposta foi lançada no final de 2013, pelo então gestor e hoje professor de história, Sílvio Rogério dos Santos, ainda quando era faixa vermelha. Agora, já no nível mais alto, a preta, ele continua atraindo interesses dos jovens e trazendo importantes conquistas tanto para quem está dentro quanto para quem já saiu da escola.

De acordo com o idealizador, o projeto atende atualmente 22 jovens, sendo 17 alunos e cinco ex-alunos da Carlos Gomes. As aulas acontecem aos sábados, domingos e feriados, na própria unidade escolar. Nas aulas, os alunos aprendem defesa pessoal e técnicas para competição.

“O projeto iniciou com uma forma de divulgar o esporte aqui em União. O meu professor morava em Maceió, formou-se em faixa preta e decidiu abrir uma academia aqui, onde comecei a treinar, na época, com mais dois alunos. Eu disse que seria o primeiro aluno a conseguir a faixa preta aqui e consegui: daí decidi continuar e levar o esporte para as escolas. Daí comecei o projeto com os meninos e está até hoje”, recorda

Ele também enumera os benefícios do esporte no ambiente educacional “Ensina os alunos a ter foco, disciplina, perseverança, dedicação, respeitar seus colegas e superiores. Essas lições também vão para escola e para o lar. O respeito está em todo momento: nos tratamos como senhores e senhoras como ato de respeito”, explica Rogério.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯