26 Fevereiro 2021 - 07:55

Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana Nacional de Museus

Rovena Rosa/Agência Brasil
Instituições culturais poderão cadastrar atividades até o dia 19 de março

O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Esse é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em maio. Até o dia 19 de março, instituições culturais poderão cadastrar atividades que ocorrerão entre os dias 17 e 23 de maio. A programação tem o objetivo de convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

As atividades cadastradas deverão ser desenvolvidas em formato on-line pela própria instituição e podem variar entre seminários, exposições, oficinas, exibições de filmes, palestras, entre outros.

A inscrição deve ser feita mesmo por aqueles que já participaram de outras edições da Semana Nacional ou da Primavera dos Museus, também promovida pelo Ibram. É recomendado que o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para semana@museus.gov.br.

Museus
Segundo dados do Ibram, o Brasil possui hoje mais de 3.900 museus. As atrações culturais do país fazem parte das principais motivações de viagens de turistas brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Turismo, publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, em 2019, os brasileiros rodaram pelo país motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Faça sua inscrição para a 19ª Semana Nacional de Museus

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯