23 Junho 2022 - 12:38

São João no Tabuleiro começa nesta quinta (23) com apresentações típicas deste período

Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Programação do polo Tabuleiro será transmitida pelo canal oficial da Prefeitura de Maceió no YouTube

O festival de quadrilhas juninas, de bumba-meu-boi e o concurso de coco de roda, que constam oficialmente na programação do São João de Maceió, começam nesta quinta-feira (23), véspera de São João, no polo do Tabuleiro do Martins, estruturado no Instituto Galba Novaes de Castro. Programação completa ao fim desta matéria.

O público que se interessar por uma festa junina raiz vai, além de prestigiar as apresentações dos grupos, poder tirar muitas selfies na cidade cenográfica que foi montada na área externa do local. O evento por lá segue até o dia 30 de junho, sempre das 18h às 22h, e será realizado em parceria com a Organização Arnon de Mello (OAM).

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) divulgou que as apresentações serão divididas por folguedos. Dos dias 23 a 25, será a vez das quadrilhas juninas (ao todo são 11 grupos no salão). De 26 a 29 de junho, vai ser realizado o concurso de coco de roda.

De acordo com Roberto Calheiros (Betinho), líder do coco de Roda Reviver e tesoureiro da Liga dos Grupos de Coco de Roda de Alagoas, serão 20 grupos que vão se revezar nas apresentações em dois dias. Os seis primeiros que obtiverem as maiores notas nesta fase eliminatória passam à final, no dia 29. Todos ganharão um troféu.

“Cada grupo vai se apresentar durante 25 minutos, mais ou menos, e serão avaliados por um corpo de jurados pela coreografia, figurino, animação e temática, por exemplo. O nosso concurso é realizado há 10 anos e estamos numa expectativa muito grande após este tempo parado por causa da pandemia. Somos de Bebedouro e mobilizar a comunidade para torcer por nós se configura em uma enorme satisfação”, relatou Betinho.

A Prefeitura de Maceió garantiu ajuda de custo no valor de R$ 4 mil por cada grupo de coco de roda que vai se apresentar no polo do Tabuleiro do Martins. Eles foram contemplados no edital São João 2022 da FMAC, assim como os quadrilheiros.

Uma boa novidade do São João por lá é o festival de bumba-meu-boi, reivindicado há anos pela classe para ser agregado às festas juninas, levando em consideração que em 30 de junho é comemorado o dia nacional deste folguedo. Todos vão se apresentar nesta data ao público, em uma grande festa para encerrar os festejos organizados pelo município.

O local do evento vai contar com toda estrutura e conforto aos espectadores, com direito a ornamentação típica, ginásio de apoio para os integrantes dos grupos artísticos e arquibancadas com capacidade segura para o público.

A programação do polo Tabuleiro será transmitida pelo canal oficial da Prefeitura de Maceió no Youtube de forma simultânea ao polo multicultural no Jaraguá.

Confira a programação completa na galeria de fotos abaixo.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯