23 Abril 2018 - 09:15

Penedenses lotam dependências da Casa do Penedo em edição especial do projeto “Chá de Memória”

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Estudantes lotaram o anfiteatro da Fundação Casa do Penedo

Uma verdadeira aula de história em Penedo! Assim foi a última sexta-feira (20) com a realização do projeto “Chá de Memória”, que contou com a presença do professor e historiador Douglas Apratto Tenório.

A exposição, que foi feita com o auxílio de material audiovisual, aconteceu no anfiteatro da Fundação Casa do Penedo e foi uma oportunidade única para o público penedense, em especial jovens e adolescentes estudantes.

"A Casa do Penedo é um acervo de valor inestimável que expõe a história econômica, política, cultural de Alagoas e do Brasil e nos presenteia a todos", ressaltou o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, presente ao evento.

Para dar o tom especial ao evento, o hino de Alagoas e da cidade foram entoados ao som de violão, cavaquinho e pandeiro, puxado pela cantora Madalena Oliveira.

O patrono da Casa do Penedo, Francisco Sales, deu as boas-vindas ao público ao agradecer ao governo o apoio na realização do Chá de Memória junto à celebração do aniversário do município. "Juntamos o útil ao agradável ao celebrarmos essa data tão importante no calendário do nosso município com esta edição especial do Chá de Memória, evento que já se estabeleceu para levar a todos as riquezas culturais de nosso Estado", destacou Sales.

Com o tema “382 anos de elevação à vila: sua importância na emancipação política de Alagoas”, durante o encontro, o historiador Douglas Apratto Tenório fez uma ampla abordagem sobre a história do município de Penedo desde os mais remotos documentos que registram o município como importante personagem da história brasileira, do Nordeste e de Alagoas. "Penedo faz bem à alma nacional. Mas foi com a Emancipação Política de Alagoas em 1817 que o povo deste município mostrou sua pujança ao não ficar em cima do muro", destacou Apratto, ao relembrar ainda o episódio da expulsão dos holandeses no Forte de Penedo.

Lançado em 2016, o trabalho do Gabinete Civil do governador Renan Filho, por meio do Arquivo Público de Alagoas (APA), chegou a Penedo com o objetivo de interiorizar as ações de resgate da cultura, educação e preservação da memória administrativa e histórica da cidade.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯