21 Setembro 2021 - 18:01

“Museus: Perdas e Recomeços” é o tema da 15º Primavera dos Museus

Divulgação
15º Primavera dos Museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

A 15º Primavera dos Museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e promovido em Sergipe pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), será realizada entre os dias 20 e 26 de setembro. O projeto objetiva aproximar o público das expressões artísticas contidas nos museus de Sergipe, além de fomentar a valorização da memória e o patrimônio cultural nesses espaços, a partir de debates, rodas de conversas e atrações artísticas. Toda a programação será realizada de forma virtual.

O evento acontece anualmente, sempre no início da estação da primavera. O tema definido para este ano é: “Museus: Perdas e Recomeços”, propositura para reflexão acerca do impacto da pandemia para a população e a cultura em todo o país, e os caminhos para permanente reinvenção.

A programação especial de abertura acontece nesta segunda-feira (20), às 19h, com transmissão realizada pela Aperipê TV, canal 6.1, e contará com uma roda de conversa mediada pelo jornalista Edmilson Brito, com participação da presidente da Funcap, professora Conceição Vieira, além de representantes de importantes museus sergipanos: Rosângela Santos dos Reis, museóloga e coordenadora de ações do Museu Histórico de Sergipe; Thaiz Vaz Sampaio de Almeida, museóloga do Museu de Arqueologia de Xingó, e Jorge Maklin Rocha Santa Rita, historiador e diretor técnico do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.

Sobre os participantes

Rosângela Santos dos Reis é museóloga, graduada pela Universidade Federal de Sergipe no ano de 2014 e faz o curso Técnico em Administração Senac/SE. Desde abril de 2015 desenvolve suas atividades no Museu Histórico de Sergipe, como museóloga, coordenando as ações educativas e demais atividades museológicas. Em junho deste ano, assumiu a coordenação do MHS.

Thais Vaz Sampaio de Almeida é graduada em Museologia pela universidade Federal do Recôncavo, mestranda em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe, doutoranda em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe e museóloga do museu de Arqueologia de Xingó.

Jorge Maklin Rocha Santa Rita é historiador formado pela UFS, estuda Ciências da Religião pela UFS e exerce a função de diretor técnico do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯