20 Maio 2022 - 17:38

Espetáculo ‘Cantos das Ditas’ é apresentado na Funarte São Paulo

Funarte SP
Espetáculo ‘Cantos das Ditas’

No próximo dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h, a Sala Guiomar Novaes da Funarte SP, recebe uma apresentação gratuita de Canto das Ditas, Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes. O espetáculo põe em cena histórias de mulheres negras desse bairro, localizado no extremo leste de São Paulo. As narrativas se entrecruzam com histórias de “yabás” (orixás femininas), num “espelho mítico das personagens sagradas”, como dizem as integrantes do coletivo de mulheres Filhas da Dita, que realiza a montagem.

Após a apresentação, haverá uma conversa do público com o grupo e a poetisa e ensaísta Leda Maria Martins, cuja obra foi fonte de inspiração direta para a criação da peça. Ela é uma ‘afrografia’ (termo cunhado pela poeta) do cotidiano da Cidade Tiradentes. Na peça, a vida no bairro é relacionada à perspectiva mítica da herança africana e ao “espírito feminino ancestral da humanidade”, representado pelas figuras das yabás.

Para isso as integrantes do coletivo colheram depoimentos de familiares e antigas moradoras do bairro, os quais se tornaram a base da narrativa de Canto das Ditas.

O coletivo Filhas da Dita nasceu em 2007. Em seu repertório estão os espetáculos Os Tronconenses (2007), A Guerra (2013), Sonho de Tatiane – Uma Poética Sobre Juventudes (2017). Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes foi concebido em 2019.

A artista mineira Leda Maria Martins, além de poetisa e ensaísta, é dramaturga e congadeira – praticante da congada, festejo popular da afrodescendência, teatralizado, em que é representada a coroação de um rei do Congo (África), em meio a canto e dança. A Doutora em Letras – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem também mestrado em Artes pela Universidade de Indiana (EUA). Foi professora visitante da Universidade de New York – Departamento de Estudos da Performance, entre 2009 e 2010; e efetiva dos cursos de Letras e de Artes Cênicas da UFMG, entre os anos de 1993 e 2018. Na lista de títulos publicados pela autora estão: A cena em sombras e Afrografias da memória; .

Espetáculo teatral
Canto das Ditas, Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes

A apresentação será sucedida por uma conversa, com a participação do grupo Filhas da Dita e Leda Maria Martins

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h

Entrada gratuita
Classificação etária: 14 anos 

por Funarte

Comentários comentar agora ❯