19 Janeiro 2018 - 09:06

Vídeo: TV Educativa percorre a cidade Penedo e mostra os encantos da arte sacra

Assessoria
Ao longo de 10 anos, o IPHAN realizou um trabalho de restauração na Igreja, finalizado em 2017

Por volta de 1560, surgia às margens do Rio São Francisco um povoado que, tempos depois, daria lugar ao que hoje conhecemos como Penedo, reconhecida nacionalmente. A equipe da TV Educativa buscou entender o surgimento do município e a importância dele enquanto patrimônio cultural alagoano.

Em entrevista ao repórter Fabrício Camboim, a professora Lúcia Regueira falou um pouco sobre a origem da cidade. “Pessoas começaram a frequentar o porto de Penedo a partir de 1522. Em 1560, Duarte Pereira de Albuquerque mandou construir uma feitoria e deu como marco inicial do povoado”, conta.

Imagens registradas pela equipe de filmagem do IZP mostram o acervo arquitetônico do município. A igreja e convento de Santa Maria dos Anjos, também conhecida como convento de São Francisco é um dos pontos com influência da arte barroca espalhados pela cidade. O templo começou a ser construído a partir de 1659, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ao longo de 10 anos, o IPHAN realizou um trabalho de restauração na Igreja, finalizado em 2017. Pinturas, forros e pisos foram reformados com o intuito de preservar a edificação histórica da catedral. O investimento custou cerca de 12 milhões aos cofres públicos.

A reportagem também exibiu a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, que encanta pela sua decoração interior e altar folheado a ouro, como apontam as imagens de Samuel Limeira e Luciano Amorim.

Além de ter sua paisagem urbana extremamente rica, Penedo também foi uma das responsáveis pela emancipação política de Alagoas. É o que conta o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Mario Aloísio, em entrevista ao repórter Fabrício. “Houve um movimento contra o imperador, e um padre que havia fugido de Recife veio para Penedo, armou um pequeno exército, marchou contra Recife e defendeu o imperador. Em retribuição, o imperador fez a independência de Alagoas sobre Pernambuco”, afirma.

SERVIÇO:

 O QUÊ? Programa Página Aberta na TVE

ONDE? TV Educativa, Canal 6 da NET e Canal 3 na TV Aberta

Confira:

Bloco 1

Bloco 2 

por Redação com Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯