Skip to content

Em Penedo, fiéis prestigiam procissão que relembra encontro de Jesus com Nossa Senhora das Dores

  • Home
  • Cultura
  • Em Penedo, fiéis prestigiam procissão que relembra encontro de Jesus com Nossa Senhora das Dores

Em Penedo, fiéis prestigiam procissão que relembra encontro de Jesus com Nossa Senhora das Dores

Denominada como uma das mais belas e tradicionais manifestações religiosas da Igreja Católica, a Procissão do Encontro aconteceu na noite desta quarta-feira, 17 de abril, no município de Penedo e, como de costume, contou com a participação de milhares de pessoas.

A celebração que é marcada pelo encontro de Bom Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores simboliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Jesus Cristo a caminho do calvário.

Assim como nos outros anos, a imagem do Senhor dos Passos, com a cruz sobre as costas, saiu da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e foi exaltada pelos homens que puderam conhecer na oportunidade todo o sofrimento do Criador. Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, imagem que tem um punhal cravado sobre o coração para simbolizar a dor, foi glorificada pelas mulheres que com muitos cânticos de louvor participaram da procissão interpretando as figuras bíblicas das “piedosas”.

O encontro entre as imagens foi promovido na Praça Clementino do Monte, em frente à Igreja do Senhor dos Pobres. No local, um palco foi erguido para a celebração que foi comandada pelo bispo Dom Valério Breda. O religioso levou os fiéis católicos a repensar a vida e refletir sobre os ensinamentos de Cristo, que mesmo com todo sofrimento não perdeu a fé e o amor ao próximo.

A programação religiosa seguirá nesta quinta-feira, 18, com a missa da Ceia do Senhor, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. Após a celebração religiosa, isso por volta das 21h30min, acontecerá o translado do Santíssimo Sacramento para Igreja do Rosário, local onde haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.

Na sexta-feira santa, 19, quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo, acontecerá a partir das 6 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, haverá a celebração das Dores de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. Já na parte da noite, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. O sábado, 20, será marcado pela realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no domingo da Ressurreição, 21, às 9 e às 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.

O repórter Geraldo José, o Géo, registrou em vídeo um trecho da procissão. Confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também