25 Outubro 2021 - 08:00

MEC institui Plataforma Aprenda Mais para a oferta de cursos on-line e gratuitos

Com objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Plataforma Aprenda Mais. O ambiente virtual já conta com a oferta de 90 cursos autoinstrucionais em 12 áreas distintas do conhecimento e visa capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. A iniciativa se apresenta como uma estratégia para capacitar a sociedade por meio de cursos abertos, on-line e massivos, tendo em vista o novo cenário de formação que se utiliza de ferramentas de educação a distância, para apoiar o desenvolvimento das pessoas em ambiente virtual.

A plataforma foi lançada com a disponibilização de cursos no formato Massive Open Online Course (MOOC) da Rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a possibilidade de emissão de certificados aos concluintes. Os cursos possuem em média 40 horas de duração e são ofertados por áreas de conhecimento: ambiente e saúde; ciências exatas; ciências humanas; desenvolvimento educacional e social; gestão e negócios; idiomas línguas e literatura; informação e comunicação; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; segurança e turismo, hospitalidade e lazer.

A plataforma foi criada visando à unificação da oferta de cursos massivos da Rede Federal de Educação Profissional para a sociedade em geral, que possibilitasse mais opções de qualificação aos brasileiros. O ambiente virtual é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Ainda neste mês, o MEC publicou a Portaria nº 491, de 7 de outubro de 2021, que instituiu oficialmente a Plataforma Aprenda Mais e o seu comitê gestor que tem como objetivo desenvolver a gestão educacional, o monitoramento e a avaliação da plataforma. O comitê instituído também é responsável por coordenar o processo de seleção dos cursos que serão disponibilizados no ambiente virtual.

Para se inscrever nos cursos ofertados pela Plataforma Aprenda Mais do Ministério da Educação, clique aqui.

por Ministério da Educação

Comentários comentar agora ❯