15 Janeiro 2021 - 21:21

Curso ABC abre mais 100 mil vagas para professores da alfabetização infantil e estudantes

Divulgação
Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) abriu 100 mil novas vagas

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) abriu 100 mil novas vagas, a partir desta sexta-feira (15). A capacitação, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), é voltada aos estudantes de licenciatura e profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças.

Além das novas oportunidades, o curso passará de 160 para 180 horas. Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, com esse acréscimo, “teremos a possibilidade de ampliar o conteúdo, contribuindo, de forma mais significativa, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da fase inicial da educação”.

Os 80 mil inscritos na primeira oferta começaram as aulas na segunda-feira (11), no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), onde também são feitas as inscrições. Vídeos, tarefas de estudo e materiais de leitura, elaborados de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos, compõem o material das classes.

Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso, lembra que “o objetivo dos conteúdos é preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, por isso a capacitação envolve teoria e prática”.

O curso faz parte do programa Tempo de Aprender, uma iniciativa pensada para enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.

Faça sua inscrição

por Capes

Comentários comentar agora ❯