11 Dezembro 2019 - 17:40

É seguro vender milhas?

Conforme o mercado de venda de milhas pela internet vem crescendo, a notícia de que negociar pontos de fidelidade vai se espalhando e o público interessado por esse tipo de transação vai se tornando cada vez mais curioso sobre o assunto.

Uma das dúvidas que sempre aparece é se é seguro vender milhas. A resposta é sim. Mas para garantir a segurança, o vendedor precisa procurar uma plataforma confiável.

Neste texto, vamos apresentar os diversos motivos que tornam a venda de milhas segura e por que apostar nesse tipo de negócio para obter renda extra.

Venda de milhas é legal?

Logo que alguém se interesse em vender milhas, essa dúvida surge. Mas não é preciso se preocupar, pois vender milhas pela internet é legal. Por não haver legislação específica sobre o assunto, a prática se torna legal.

Além disso, não se trata de uma venda de pontos em programas de fidelidade de companhias aéreas, com transferência de uma pessoa para outra, mas de emissão de passagens para terceiros com as milhas de um consumidor: o que é absolutamente legalizado e permitido pelos contratos com os programas de milhagem.

Outro fator que torna a venda de milhas permitida é que, em termos gerais, a milhas pertencem à pessoa que as acumula, não por ser prêmios dados pelas empresas ao cliente, mas por terem sido adquiridas por meio de compras no cartão, pagamento da anuidade, abastecimento em postos de gasolina, voos pagos, ou seja, serviços pelos quais o cliente pagou.

Em resumo, as milhas são compradas pelos consumidores, que podem fazer delas o que desejarem, incluindo vendê-las. Não sendo então, um benefício gratuito, como se costuma pensar.

Como vender milhas de forma segura

Quando o vendedor procura uma plataforma, ele deve se certificar de estar ingressando em um processo seguro e confiável. No site da MaxMilhas, líder do setor, por exemplo, vendedor e comprador de passagens aéreas não têm dados compartilhados entre si. Toda a transação é intermediada pela empresa, protegendo as partes e garantindo privacidade.

Além disso, páginas de venda de milhas contam com certificados de segurança na web que evitam tentativas de invasão e uso de dados.

De forma resumida, o vendedor acessa a plataforma e informa a quantidade de milhas que tem, de qual programa de milhagem elas são e quanto quer por elas. Uma vez aprovada, a oferta é disponibilizada. O que a plataforma faz é intermediar toda a negociação, emitindo bilhetes aéreos com milhas do vendedor, no nome do comprador, sem que essas figuras precisem se encontrar ou trocar informações.

Procurar uma plataforma confiável é a melhor maneira de garantir a segurança, uma vez que negociações via redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas deixam todas as partes vulneráveis, já que dependem de trocas de informações entre pessoas como nome, CPF, conta bancária e número de telefone, por exemplo.

Além disso, tanto vendedor quanto comprador têm poucas garantias em negociações não intermediadas. Em uma plataforma séria, todos os passos da transação são checados: real disponibilidade de milhas, pagamentos e emissões de bilhetes são constantemente monitorados. MaxMilhas, por exemplo, já intermediou a venda de mais de 4 milhões de pasagens.

Como escolher uma boa plataforma para negociar milhas

Com várias empresas atuando neste mercado, o ideal é fazer uma boa pesquisa antes de identificar qual é a que garante maior segurança. As dicas são fáceis de seguir:

- Pesquise a reputação da empresa, procurando por prêmios, sites de reclamação e se a empresa é referência no setor. A MaxMilhas no Reclame Aqui conta com selo de confiança, concedido a empresas que prestam atendimento considerado ótimo ao consumidor.

- Verifique se o site é seguro. Ele deve contar com criptografia de senhas e certificado de segurança atualizado;

- Leia os termos e condições, para ter certeza se há taxas embutidas, o prazo para recebimento do valor pedido pelas milhas e se a plataforma garante privacidade e segurança.
 

Comentários comentar agora ❯