10 Abril 2021 - 23:05

Literacia Emergente em Contexto Familiar: segundo módulo já está disponível

MEC
O foco da parte B do Manual Alfabetização Baseada na Ciência é a literacia emergente

A parte B do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), do Ministério da Educação (MEC), lançou o primeiro capítulo, sob o tema “Literacia Emergente em Contexto Familiar”. Escrito por Ana Costa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), a unidade mostra o que crianças podem aprender sobre literacia, antes de entrarem na educação formal.

"O foco da parte B do Manual Alfabetização Baseada na Ciência é a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a leitura e a escrita antes de chegarem à escola e também ao longo da educação infantil. A primeira unidade aborda a literacia emergente em contexto familiar. Nós sabemos que as famílias exercem um papel fundamental na preparação das crianças para a alfabetização formal, e que essas crianças merecem atenção durante a educação infantil para que adquiram as habilidades precursoras da alfabetização”, explicou Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC) e coordenador-geral do Curso ABC.

O capítulo traz diferentes atividades e estratégias, que podem ocorrer em contexto familiar, para serem trabalhadas com as crianças. “Destacamos as experiências em que as crianças interagem com os seus pais em situações de escrita e leitura, quando exploram de forma independente materiais impressos ou quando os pais ou familiares se tornam modelos de comportamento letrado para elas”, explicou a autora.

Curso ABC
É uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), para capacitar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura.

Parte do programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação entre a Capes, a Sealf, a Universidade Aberta de Portugal (UAB), o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade do Porto.

A capacitação abriu 180 mil vagas e os interessados ainda podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec), onde terão acesso a todo o conteúdo do curso.

por MEC

Comentários comentar agora ❯