26 Junho 2017 - 15:20

Governo de Alagoas autoriza construção de complexo de delegacias

Márcio Ferreira
Governador ressaltou durante o evento que a investigação é fundamental para quebrar a impunidade

O governador Renan Filho afirmou, na manhã desta segunda-feira (26), que o trabalho de investigação da Polícia Civil é fundamental para “quebrar a impunidade que retroalimenta a violência”. Ele lembrou que o Estado investe no aparelhamento da Segurança Pública e um exemplo disso é a construção do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).

A solenidade de assinatura do contrato para construção desse complexo de delegacias foi realizada na manhã desta segunda-feira, em Chã de Bebedouro, onde os equipamentos serão edificados. A obra está orçada em R$ 6,3 milhões e deve ficar pronta em cinco meses.
“É fundamental a investigação para quebrar a impunidade, que retroalimenta a violência. Quando você investiga e pune, você observa que há um desestímulo para novos crimes. Essas duas delegacias vão, sem dúvidas, atuar nas duas vertentes mais complexas da violência no Brasil e em Alagoas: o tráfico de drogas e os homicídios em decorrência do próprio tráfico”, observou Renan Filho.

O complexo de delegacias terá equipes exclusivas para trabalhar em inquéritos específicos, relacionados a crimes de homicídio e narcotráfico; concentrará todas as informações em um banco de dados próprio, o que deve dar ainda mais agilidade às investigações.

“A Delegacia de Homicídios cresceu, tem cerca de 80 policiais. A Narcotráfico ainda é pequena e aqui a faremos grande, tenho certeza disso”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, recordou que a construção do complexo de delegacias é fruto de planejamento e de perseverança.“O que nós assinamos hoje aqui nasceu no ano passado e isso se deve, primeiro, à vontade política e determinação do governador em defender o povo alagoano e da liderança do doutor Alfredo Gaspar de Mendonça, quando ainda era secretário de Segurança Pública”, lembrou Lima Júnior.

Presente à solenidade, o agora procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, afirmou que Renan Filho instituiu na Segurança Pública de Alagoas o mérito na gestão, impossibilitando toda e qualquer ingerência política na Secretaria. Segundo ele, os resultados positivos já são sentidos na melhoria dos índices relacionados à violência.

“Eu me orgulho de ver, neste palanque, várias lideranças políticas junto ao povo, mas me orgulho muito mais, senhor governador, de ter sido secretário de seu governo durante um ano e dois meses e nunca ter recebido um único pedido de vossa excelência para mudar sequer um soldado de polícia. Isso é muito em um Estado que foi tomado pelo compadrio. Vossa excelência colocou pessoas que estão lá não para corresponder a expectativas políticas, mas para trabalhar pelo povo de Alagoas. Foi por isso, senhor governador, que seu governo tirou de Maceió o título de capital mais violenta do Brasil”, declarou Alfredo Gaspar.

Renan Filho enfatizou que Alagoas vive um novo momento na Segurança Pública com a construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), de novos batalhões da Polícia Militar e de melhorias estruturais nas delegacias regionais e unidades do Corpo de Bombeiros.

Durante a solenidade, o governador fez, ainda, a entrega de dois minicaminhões para a Polícia Civil e seis viaturas para renovação da frota do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além de uma viatura para o 5º BPM, duas para o Bptran, uma para o BPRv, uma para o CPC e outra para o Rpmon.

Participaram, ainda, da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; da Infraestrutura, Aparecida Machado; e do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba; além vereadores, deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯