26 Abril 2022 - 07:00

Novo Ensino Médio estará em pauta em evento virtual da Academia de Educação

Divulgação
Encontro das Academias de Educação está na segunda edição

Nestas quarta e quinta-feira, 27 e 28, a Academia Alagoana de Educação (Acale) promove o 2º Encontro Nacional das Academias de Educação. O evento virtual promete discutir os rumos do Sistema Nacional de Educação, em especial, do Novo Ensino Médio, já aprovado pela BNCC e em virgor a partir deste ano. A transmissão é gratuita e pode ser acessada ao vivo no canal da Academia Alagoana de Educação (Acale), no Youtube.

Para ter direito a certificado, é preciso realizar inscrição no link. Segundo a presidente da Acale, professora Ana Dayse Dorea, ex-reitora da Ufal, as academias, enquanto associação de pessoas com muita experiência e que já passaram ou estão em atividade no meio educacional, possuem um papel muito importante em relação aos índices de educação e podem contribuir com estudos, pesquisas e prestar colaboração aos Estados no sentido de melhorar o desempenho e os estudos feitos sobre o tema.

“Alagoas vem melhorando seus indicadores de Educação, mas não temos o resultado do Ideb de 2021, que abarca esse momento de pandemia. Acreditamos que o fechamento das escolas causou prejuízos em todo o mundo, isso se comprova com estudos e pesquisas feitos por órgãos que têm trabalhado muito essa questão da ausência das crianças e jovens nas salas de aula. Esperamos que com a volta das aulas presenciais esse prejuízo diminua”, explica a professora, que enfatiza o papel das academias em contribuir com estudos, discussões e trabalhos e “dar o melhor que ela tem para melhorar o desempenho da educação no nosso estado”.

Ela destaca nessa segunda edição do Encontro, a discussão sobre o Sistema Nacional de Educação, e em especial, sobre o Novo Ensino Médio. “Esperamos que essa discussão contribua para melhorar cada vez os indicadores dos Estados, em particular o de Alagoas. O Novo Ensino Médio já está vigorando este ano e tem essa proposta de uma educação profissionalizante, então traremos no evento a experiência do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Federação das Indústrias, que estarão na mesa de diálogo junto com os reitores dos Institutos Federais onde tem academia e dos presidentes dos conselhos estaduais de Educação. Acho que será uma bela discussão”.

Programação

As atividades iniciam às 19h do dia 27 de abril, com o painel de abertura, que contará com a participação do professor Cristovam Buarque, numa palestra sobre a Reforma Educacional na perspectiva do Novo Sistema Nacional de Educação.

Com participação das Academias de Educação da Bahia, de Feira de Santana, Sergipe, da Academia Brasileira de Educação e da Associação Brasileira de Educação, o Encontro marca ainda o lançamento do Fórum Nacional das Academias de Educação (Fonae), de caráter permanente e autônomo, que tem o objetivo de mobilizar e articular as Academias de Educação em um processo coletivo e colaborativo de proposições junto aos órgãos municipais, estaduais e nacionais, visando contribuir com os planos municipais, estaduais e nacional de educação e o aperfeiçoamento da regulação e legislação educacional.

Na quinta (28) acontecem duas rodas de diálogos. A primeira, pela manhã, trata do Novo Ensino Médio, e terá a presença dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro. No período da tarde, a roda discute O Futuro da Educação Técnica e Profissional e contará com a participação dos reitores dos Institutos Federais de Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro, além da coordenadora do Sesi/Senai Alagoas.  

por Jacqueline Freire/Ufal

Comentários comentar agora ❯